Terra da Discórdia (The Field, Irlanda, 1990) – Nota 7,5
Direção – Jim Sheridan
Elenco – Richard Harris, John Hurt, Sean Bean, Tom Berenger, Frances Tomelty, Brenda Fricker, Ruth McCabe, Jer O’Leary.
Bull McCabe (Richard Harris) é o patriarca de uma família que vive há gerações no interior da Irlanda em terras arrendadas. Quando a viúva dona das terras decide fazer um leilão público, Bull mostra sua força para que pessoa alguma participe. A chegada de um americano (Tom Berenger) com interesse na propriedade muda a situação, levando o velho fazendeiro a tomar atitudes extremas para garantir a posse das terras.
Este esquecido drama dirigido por Jim Sheridan detalha uma história pesada de conflito que vai além das terras. É a guerra do velho contra o novo e do rico contra o pobre, envolvendo ainda a disputa amorosa por uma garota entre o americano e o filho do protagonista vivido por um jovem Sean Bean.
O filme perde alguns pontos pelo personagem caricato de John Hurt, porém existe uma explicação que contrasta com a sensacional atuação de Richard Harris. Seu protagonista é um sujeito bruto, religioso e que ama o filho mas não consegue demonstrar o mesmo pela esposa (Brenda Fricker). Algumas sequências são fortes e trágicas, como a da cachoeira e o clímax.
Nenhum comentário:
Postar um comentário