O Veredito (The Verdict, EUA, 1982) – Nota 8
Direção – Sidney Lumet
Elenco – Paul Newman, Charlotte Rampling, Jack Warden, James Mason, Milo O'Shea, Roxanne Hart, James Handy, Lindsay Crouse, Joe Seneca, Edward Binns, Julie Bovasso, Colin Stinton.
Frank Galvin (Paul Newman) é um decadente advogado que se entregou a bebida. Ao ser procurado por seu antigo professor Mickey (Jack Warden) que oferece um caso de negligência médica envolvendo um grande hospital e a Igreja Católica, Frank tem a chance de recuperar sua carreira.
O grande diretor Sidney Lumet revisitou aqui o gênero que lhe rendeu a obra-prima “12 Homens e uma Sentença”. Mesmo não chegando no mesmo ponto de qualidade, este “O Veredito” é uma obra repleta de camadas sobre redenção, corrupção, poder e corporativismo, graças ao ótimo roteiro do cineasta e dramaturgo David Mamet.
O desenvolvimento dos personagens, tanto do protagonista de Paul Newman, quanto da médica vivida por Charlotte Rampling, do arrogante advogado de defesa de James Mason e o juiz canalha de Milo O’Shea elevam a qualidade da história com uma série de conflitos e diálogos fortes.
É um dos vários filmes da carreira de Sidney Lumet que merecem ser vistos mais de uma vez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário