domingo, 10 de abril de 2022

Zona de Confronto

 


Zona de Confronto (Shorta, Dinamarca, 2020) – Nota 7,5
Direção – Frederik Louis Hviid & Anders Olholm
Elenco – Jacob Lohmann, Simon Sears, Tarek Zayat, Dulfi Al Jabouri, Ozlem Saglanmak, Arian Kashef.

Em Copenhague na Dinamarca, um suspeito de origem árabe termina em coma após um confronto com a polícia. No dia seguinte, com a cidade em máxima tensão, uma dupla de policiais (Jacob Lohmann e Simon Sears) persegue um automóvel até uma região dominada por imigrantes na periferia. O que seria uma abordagem de rotina se torna um pesadelo quando os policiais passam a ser perseguidos e ficam sem apoio algum dos colegas. 

Este competente longa explora temas clássicos do gênero como as diferenças de pensamento entre os policiais e a questão da lealdade, assim como os temas atuais da imigração e da violência na periferia das grandes cidades europeias. 

A narrativa intercala sequências de violência e perseguição com dramas pessoais de coadjuvantes que cruzam o caminho dos policiais desesperados. Um ponto que não gostei foi o final, que destoa deste estilo de realidade crua. Mesmo assim é um filme que está acima da média na comparação com a maioria das obras atuais do gênero. 

Como curiosidade, o “Shorta” do título original é um sinônimo pejorativo para a palavra “polícia” que é utilizada pelos imigrantes para ofender os policiais.

Nenhum comentário: