sexta-feira, 29 de abril de 2022

Os Caça-Fantasmas (Trilogia)

 


Os Caça-Fantasmas (Ghostbusters, EUA, 1984) – Nota 8,5
Direção – Ivan Reitman
Elenco – Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Sigourney Weaver, Rick Moranis, Ernie Hudson, Annie Potts, William Atherton, David Margullies.

Após perder o emprego na universidade de Nova York, os parapsicólogos Peter (Bill Murray), Raymond (Dan Aykoyd) e Egon (Harold Ramis) decidem começar um inusitado negócio de caçar fantasmas. O que seria algo absurdo, se tornará a chance de salvação da cidade quando um fato faz com que um portal de outra dimensão seja aberto para fantasmas invadirem a Terra. 

Clássico absoluto dos anos oitenta, este longa acerta em cheio na mistura entre ficção e comédia, tanto nos ótimos efeitos especiais da época, quanto no desenvolvimento dos personagens. Além de Murray, Aykroyd e Ramis, sem contar o quarto elemento vivido por Ernie Hudson, são impagáveis as participações de Rick Moranis e Annie Potts. 

Vale citar que o ano de 1984 foi um dos mais marcantes da história do cinema-pipoca, com vários clássicos lançados como “O Exterminador do Futuro”, “Karatê Kid”, “Indiana Jones e o Templo da Perdição”, “Um Tira da Pesada”, “A Hora do Pesadelo”, “Gremlins” e “Loucademia de Polícia”.

Os Caça-Fantasmas II (Ghostbusters II, EUA, 1989) – Nota 7,5
Direção – Ivan Reitman
Elenco – Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Sigourney Weaver, Rick Moranis, Ernie Hudson, Annie Potts, Peter MacNicol, Harris Yulin, David Magullies, Kurt Fuller, Janet Margolin.

Esta sequência do clássico de 1984 segue o mesmo estilo e uma história com várias semelhanças. Novamente o mundo sofre com o perigo da volta do espírito de um antigo tirano, enquanto o grupo de cientistas e seus coadjuvantes precisam lutar pela salvação. 

Os bons diálogos, as sequências de ação e os efeitos criativos continuam, inserindo ai um bebê filho da personagem de Sigourney Weaver com grande importância na trama. Lógico que faltam o frescor e a originalidade do primeiro filme, mas isso não atrapalha a diversão.

Ghostbusters: Mais Além (Ghostbusters: Afterlife, EUA / Canadá, 2021) – Nota 7
Direção – Jason Reitman
Elenco – Paul Rudd, Carrie Coon, Finn Wolfhard, Mckenna Grace, Logan Kim, Celeste O’Connor, Bill Murray, Dan Aykoryd, Ernie Hudson, Annie Potts, Sigourney Weaver, Bob Gunton, J.K. Simmons, Bokeem Woodbine.

Com dificuldades financeiras, Callie (Carrie Coon) decide mudar com seus filhos Trevor (Finn Wolfhard) e Phoebe (Mckenna Grace) para a casa de seu pai que faleceu. A casa fica em uma fazenda. Não demora para a família descobrir que existe algo de sobrenatural no local. 

Esta sequência dos dois filmes dos anos oitenta segue o mesmo estilo leve e divertido que transformou a franquia em sucesso. A história é simples e remete diretamente aos acontecimentos dos filmes anteriores. 

A escolha de utilizar efeitos especiais sem exageros, apenas como um complemento das sequências de ação e suspense dando maior ênfase aos personagens é outro acerto. 

Além do trio principal, destaque para Paul Rudd como o professor de ciências nerd, o garotinho Logan Kim como o narrador de um Podcast e a homenagem ao elenco dos filmes originais, principalmente ao falecido Harold Ramis. 

É um filme que agradará a quem viu os longas anteriores na época e também aqueles da nova geração que procuram diversão que vai além dos efeitos especiais.

Nenhum comentário: