segunda-feira, 25 de abril de 2022

Filmes Policias B - Resenhas Rápidas

 


O Preço da Liberdade (Inside, EUA, 1996) – Nota 6
Direção – Arthur Penn
Elenco – Nigel Hawthorne, Eric Stoltz, Louis Gossett Jr., Ian Roberts, Janine Eser.

Durante o regime do Apartheid na África do Sul, um jovem ativista (Eric Stoltz) é preso e torturado pela equipe de um coronel (Nigel Hawthorne) que deseja extrair informações sobre quem seriam seus companheiros. Dez anos depois, com um novo governo no país, o coronel é acusado de crimes de tortura e precisa se defender ao ser interrogado por um policial (Louis Gossett Jr.). 

Este longa produzido para a tv intercala as duas narrativas para mostrar como era terrível o Apartheid e como a tortura física e psicológica pode destruir uma pessoa. O filme peca pelas interpretações que parecem teatrais, mas ganha pontos pelas sequências que incomodam e revoltam o espectador. Vale citar que este foi o último longa dirigido por Arthur Penn, famoso pelo clássico “Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas”.

A Face do Crime (Face Down, EUA, 1997) – Nota 6
Direção – Thom Eberhardt
Elenco – Joe Mantegna, Peter Riegert, Kelli Maroney, Cameron Thor, Adam Ant, J.K. Simmons.

Um ex-policial que trabalha como investigador particular (Joe Mantegna) é procurado por uma mulher sedutora (Kelli Maroney) que o contrata para uma investigação. Atraído pela bela mulher, ele termina envolvido em um caso de assassinato e se torna suspeito, sendo investigado por ex-companheiros da polícia. 

É mais um filme com uma trama típica dos anos noventa, explorando o estilo noir com um clima de sedução, um pouco de violência e uma trama com reviravoltas, mas sem grandes surpresas.

Texas – A Última Chance (Don't Look Back, EUA, 1996) – Nota 6,5
Direção – Geoff Murphy
Elenco – Eric Stoltz, John Corbett, Josh Hamilton, Billy Bob Thornton, Annabeth Gish, Dwight Yoakam, Amanda Plummer. R.G. Armstrong, M.C. Gainey.

Em Los Angeles, Jesse (Eric Stolz) é um viciado em drogas que ao encontrar um maleta cheia de dinheiro acredita poder iniciar uma nova vida retornando a sua cidade natal no Texas. O problema é que o dinheiro pertence a uma quadrilha liderada por Marshall (Billy Bob Thornton), que deseja reaver a quantia. 

Este longa produzido para tv mistura o drama comum ao filmes sobre reencontro com o passado, com uma trama policial clássica envolvendo drogas. O filme tem boas sequências do protagonista com seus amigos de infância, intercalando com outras de violência. O resultado é uma obra mediana.

O Alvo de uma Suspeita (Seeds of Doub, EUA, 1998) – Nota 5,5
Direção – Peter Foldy
Elenco – Peter Coyote, Joe Lando, Alberta Watson, David Storch.

Uma jornalista (Alberta Watson) faz uma série de reportagens sobre um assassino condenado (Joe Lando) que alega ser inocente. Conforme ela se aprofunda na história, também acaba se envolvendo como o homem, despertando o ódio de um policial (Peter Coyote) que tem certeza da culpa do sujeito. 

É um suspense policial previsível com algumas sequências mais quentes típica dos longas do gênero dos anos noventa. No elenco de canastrões, destaque para Peter Coyote.

Efeito Blackout (Blackout Effect, EUA, 1998) – Nota 5,5
Direção – Jeff Bleckner
Elenco – Eric Stoltz, Charles Martin Smith, Leslie Hope, Lorraine Toussaint, Denis Arndt.

Uma colisão aérea entre dois aviões mata todos os passageiros e tripulantes. A investigação do acidente fica com o agente Johh Dantley (Eric Stoltz), que a principio desconfia de falha humana, fato que é refutado pelo suspeito controlador de tráfego aéreo (Charles Martin Smith). Conforme as pistas aparecem, a história fica ainda mais complexa. 

Esta longa produzido para a tv começa de forma intrigante e vai perdendo a força com o desenrolar da história. Os diálogos ruins e o final exagerado criado para gerar suspense deixam a desejar.

Vida em Risco (Final Jeopardy, EUA, 2001) – Nota 5,5
Direção – Nick Gomez
Elenco – Dana Delany, Billy Burke, Chris Potter, Joelle Carter, Colm Feore, Sherman Augustus.

Um atriz é assassinada na casa de campo de sua amiga que é promotora de justiça (Dana Delany), que se torna a principal suspeita pelo crime. Com a vida e a carreira em jogo, a promotora precisa provar sua inocência. 

Drama policial com pitadas de suspense produzido pela tv com um clímax previsível.

Um comentário:

Liliane de Paula disse...

Eu gosto de filmes policiais, desde que não apareça mentiras.
Muito boas indicações.
Bj,