quinta-feira, 14 de abril de 2022

Silk Road: Mercado Clandestino

 


Silk Road: Mercado Clandestino (Silk Road, EUA, 2021) – Nota 6,5
Direção – Tiller Russell
Elenco – Nick Robinson, Jason Clarke, Alexandra Shipp, Katie Aselton, Darrell Britt Gibson, Jimmi Simpson, Paul Walter Hauser, Daniel David Stewart, Lexi Rabe, Will Ropp.

Texas, 2011. Ross Ulbricht (Nick Robinson) é um jovem empreendedor que prega a liberdade total das pessoas em relação ao governo. Este pensamento o leva a criar o site “Silk Road”, em que pequenos traficantes e usuários podiam negociar livremente com pagamentos em bitcoins sem rastreio algum das autoridades. 

O sucesso do site chama a atenção da polícia e do FBI. Neste contexto, o veterano agente Rick Bowden (Jason Clarke), que é mal visto pelos superiores e considerado descartável, começa a investigar o caso utilizando métodos pouco ortodoxos. 

Baseado numa história real que transformou Ulbricht em uma lenda da internet e o fez pagar caro por isso, este longa detalha como cresceu seu império de vendas terceirizadas de drogas pela internet. 

É interessante que a ideia libertária do protagonista aos poucos vai se transformando em algo totalmente sem controle e bem longe do princípio de ajudar as pessoas, algo que ele tinha como objetivo no início. 

A narrativa prende a atenção, a história é bem desenvolvida e a atuação de Jason Clarke é o destaque. Por outro lado, o filme perde pontos pela falta de emoção e de suspense, inclusive nas sequências principais. 

É um filme que vale como curiosidade, até mesmo para entender um pouco como um negócio na internet pode crescer rapidamente, apesar deste exemplo ser totalmente ilegal.

Nenhum comentário: