terça-feira, 18 de maio de 2021

O Som do Silêncio

 


O Som do Silêncio (Sound of Metal, EUA, 2019) – Nota 8
Direção – Darius Marder
Elenco – Riz Ahmed, Olivia Cooke, Paul Raci, Lauren Ridloff, Mathieu Amalric.

Ruben (Riz Ahmed) é baterista e sua namorada Lou (Olivia Cooke) é a vocalista de uma dupla que toca heavy metal. Ao descobrir que está perdendo a audição, Ruben vê seu mundo desmoronar, sendo obrigado a tomar decisões indesejadas para tentar superar a situação. 

Este é um daqueles filmes em que as entrelinhas são tão importantes quanto o que vemos na tela. A saga do protagonista em enfrentar o novo mundo vai além do problema de saúde. O roteiro explora a questão da dificuldade das pessoas ao redor expressarem o que pensam, entenderem e aceitarem alguém que tem um problema sério. 

Outro ponto importante surge quando o protagonista toma uma decisão para tentar recuperar o que perdeu e acaba se tornando um estorvo para aqueles que pareciam o estar ajudando. Esta situação é como se fosse um corporativismo vitimista em que a pessoa que tenta mudar sua vida é vista como uma espécie de traidor por quem tem o mesmo problema. 

Destaque total para a atuação de Riz Ahmed, perfeito nas sequências em que explode de ódio e também naquelas em que engole o sofrimento para seguir em frente. 

Fica a mensagem de que a felicidade está em nós mesmos, quando aceitamos nossas condições e aproveitamos o que temos.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

No final ele prefere continua sem ouvir.
E tem a decepção com a amada.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Gostei bastante do filme.

Bjs