quarta-feira, 19 de maio de 2021

Dramas Antigos - Resenhas Rápidas

 

Licença para Matar (License to Kill, EUA, 1984) – Nota 5,5
Direção – Jud Taylor
Elenco – James Farentino, Penny Fuller, Don Murray, Millie Perkins, Denzel Washington, Ari Meyers, Donald Moffat, Jacqueline Brookes, Kristen Vigard.

O casal John (James Farentino) e Judith (Penny Fuller) perde a filha em um acidente de automóvel causado por um motorista embriagado (Don Murray). Além da difícil aceitação da perda, o casal enfrentará a burocracia da justiça. 

Drama produzido para tv sem grande emoção, que se perde em lamentações e sequências de julgamento que não empolgam. A curiosidade é a participação de Denzel Washington como o promotor, em um de seus primeiros trabalhos.

Temporada Mortal (The Deadliest Season, EUA, 1977) – Nota 6
Direção – Robert Markowitz
Elenco – Michael Moriarty, Kevin Conway, Meryl Streep, Sully Boyar, Jill Eikenberry.

Pressionado pelo treinador e pelo dono da equipe, além de enfrentar problemas no casamento com Sharon (Meryl Streep), o jogador de hóquei Gerry (Michael Moriarty) adota uma forma mais agressiva de atuar, resultando em consequências drásticas. 

Drama mediano que explora as pressões que um atleta de alto rendimento enfrenta e que nem sempre sabe como lidar. Este filme para tv foi o primeiro papel de Meryl Streep.

O Julgamento de Ellie Nesler (Judgment Day: The Ellie Nesler Story, EUA 1999) – Nota 6,5
Direção – Stephen Tolkin
Elenco – Christine Lahti, Mary Kay Place, Andrew Ducote, Barry Corbin.

Ainda abalada pelo divórcio, Ellie Nesler (Christine Lahti) se revolta ao descobrir que seu filho foi molestado. Ela decide se vingar do agressor, sendo em seguida acusada e tendo de enfrentar a justiça. 

Este longa é inspirado em fato real que aparentemente terminou de forma pior do que mostrado aqui. Destaque para a ótima Christine Lahti, que na época tinha papel importante na série “Chicago Hope”.

Acima da Lei (Prophet of Evil: The Ervil LeBaron Story, EUA, 1993) – Nota 5,5
Direção – Jud Taylor
Elenco – Brian Dennehy, William Devane, Tracey Needham, Dee Wallace Stone, Jackie Earle Haley.

Ervil LeBaron (Brian Dennehy) é o líder de uma comunidade Mórmon fundamentalista que comanda seus seguidores com mão-de-ferro. Suspeito de eliminar quem o contraria, LeBaron se torna alvo de um investigador (William Devane), que também é Mórmon. 

Inspirado em uma história real, esta produção para tv desperdiça a ótima premissa, muito pela limitação dos filmes para tv produzidos na época. Destaque para o sempre assustador Brian Dennehy.

Marcas do Passado (Santa Fe, EUA, 1997) – Nota 5,5
Direção – Andrew Shea
Elenco – Gary Cole, Lolita Davidovich, Sheila Kelley, Tina Majorino, Pamela Reed, Jere Burns, Richard Schiff, Tony Plana.

Paul Thomas (Gary Cole) é um ex-policial que sobreviveu a um suicídio em massa de uma seita. Tentando retomar a vida, ele volta para sua cidade natal chamada Santa Fé e reencontra a ex-esposa (Sheila Kelley) envolvida em outro tipo de culto. Ao mesmo tempo, Paul sente-se atraído pela bela guru do grupo (Lolita Davidovich). 

Este longa não se decide entre o drama, o romance ou a crítica aos cultos, ou seja, deixa de explorar com qualidade a boa premissa. Destaque para a beleza de Lolita Davidovich.

Um Assunto Particular (A Private Matter, EUA, 1992) – Nota 6
Direção – Joan Micklin Silver
Elenco – Sissy Spacek, Aidan Quinn, Estelle Parsons, Sheila McCarthy, Xander Berkeley, Richard Venture, Carla Gugino.

Anos sessenta. Após vir à tona o problema que o medicamento talidomida poderia acarretar em crianças de mães que o utilizaram, Sherri Finkbine (Sissy Spacek) decide recorrer a um aborto. Sua decisão acaba na justiça do Arizona. 

Este interessante longa é baseado em uma história real que ajudou a divulgar os terríveis efeitos do medicamento citado. Destaque para Sissy Spacek, especialista em papéis de mulheres sofredoras.

Nenhum comentário: