quinta-feira, 6 de maio de 2021

Depois da Escola & Lembranças de uma Infância

 


Depois da Escola (Afterschool, EUA, 2008) – Nota 5
Direção – Antonio Campos
Elenco – Ezra Miller, Jeremy Allen White, Emory Cohen, Michael Stuhlbarg, Addison Timlin, David Costabile, Rosemarie DeWitt, Paul Sparks.

Em um colégio interno, o adolescente Robert (Ezra Miller) tem o hábito de ver pornografia na internet. Drogas também são consumidas pelos alunos. Quando Robert filma duas garotas morrendo de overdose no corredor, o responsável pelo colégio (Michael Stuhlbarg) decide tomar medidas paliativas para esconder o problema. 

O roteiro escrito pelo diretor Antonio Campos, que é filho do jornalista brasileiro Lucas Mendes, tenta seguir a linha de filmes sobre adolescentes perdidos como “Elefante” de Gus Van Sant. Por mais que seja uma tema atual, fica difícil aguentar a narrativa arrastada e a câmera muitas vezes em posições estranhas. 

Fica clara a ideia do diretor em criticar os colégios de elite que muitas vezes fecham os olhos para as atitudes dos alunos de famílias ricas e a própria falta de caráter de parte da juventude atual, muito também pela “terceirização da educação”. 

No final tudo isso são apenas detalhes em meio a um filme extremamente chato.

Lembranças de uma Infância (Yosemite, EUA, 2015) – Nota 5
Direção – Gabrielle Demeestere
Elenco – James Franco, Everett Meckler, Alex Mansky, Callum John, Henry Hopper, Troy Tinnirello.

Palo Alto, Califórnia, 1985. Três garotos da mesma escola enfrentam as descobertas da pré-adolescência na relação com os pais e outros adultos. 

Baseado em histórias curtas escritas pelo ator James Franco, provavelmente autobiográficas ou sobre situações que ele foi testemunha em sua infância em Palo Alto, este longa sofre pela falta de empatia com os personagens e principalmente por não levar a lugar algum. 

A própria participação de Franco é pequena. Ele interpreta o pai divorciado de duas crianças na primeira parte do longa que se passa em um parque estadual. Outra situação que incomoda é a estranha relação de amizade criada entre um dos garotos e um rapaz solitário. As sequências entre os dois carregam simbolismos pesados. 

Não é difícil entender o que James Franco quis passar com suas histórias, o problema aparentemente está na adaptação para o cinema.

Um comentário:

Liliane de Paula disse...

"After School" deve ser ótimo.
Esse ator Ezra Miller é fantástico e faz papeis sempre assustadores.
Antonio Campos é bom como Diretor, até onde entendo.
Bjs,