terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Nota de Rodapé

 


Nota de Rodapé (Hearat Shulayim, Israel, 2011) – Nota 7,5
Direção – Joseph Cedar
Elenco – Shlomo Bar Aba, Lior Ashkenazi, Aliza Rosen, Alma Zack, Micah Lewensohn.

Na sequência inicial, Eliezer Shkolnik (Shlomo Bar Aba) se mostra totalmente incomodado durante a entrega de um prêmio literário para seu filho Uriel (Lior Ashkenazi). Os dois são professores e pesquisadores especialistas no Talmude, que é uma coletânea de livros sagrados e discussões sobre o judaísmo. 

Aos poucos, o espectador descobre o porquê do desconforto de Eliezer, situação que fica ainda mais complicada quando um fato coloca novamente à prova as diferenças entre pai e filho. 

Escrito e dirigido por Joseph Cedar (“Norman: Confie em Mim”), este longa explora as dificuldades dos relacionamentos familiares e a disputa de egos no mundo acadêmico. 

O conflito entre pai e filho é praticamente mudo, muito pelo personagem soturno e frio de Eliezer, que parece não saber como lidar com as emoções ou pior, talvez falte sentimento para com a família. Uma cena no jardim em que ele é espionado pelo filho deixa uma pista de um dos motivos que fez Eliezer perder sua alegria de viver. 

É um filme que fala muito mais pelas entrelinhas, olhares e silêncio, do que nas atitudes. O resultado é triste, sóbrio e bastante interessante.

Nenhum comentário: