quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Filth - O Nome da Ambição

 


Filth – O Nome da Ambição (Filth, Inglaterra / Alemanha / Suécia / Bélgica / EUA, 2013) – Nota 7,5
Direção – Jon S. Baird
Elenco – James McAvoy, Jamie Bell, Eddie Marsan, Imogen Poots, Brian McCardie, Emun Elliott, Gary Lewis, John Sessions, Shauna Macdonald, Jim Broadbent, Joanne Frogatt, Kate Dickie, Martin Compston, Shirley Henderson.

Em Glasgow, na Escócia, Bruce Robertson (James McAvoy) é um detetive beberrão, drogado e canalha que disputa com colegas uma promoção no departamento de polícia. 

Utilizando táticas cruéis para manipular os concorrentes e transando com todas as mulheres que passam por seu caminho, aos poucos o espectador percebe que os problemas de Bruce vão além da falta de caráter. 

Baseado em um livro de Irvine Welsh, criador de “Trainspotting”, este longa segue o mesmo estilo do trabalho de Danny Boyle ao explorar uma narrativa ágil que mistura realidade com alucinações, cortes rápidos e diálogos afiados sem pudor algum. 

Além da atuação alucinada de James McAvoy, vale destacar o panaca vivido por Eddie Marsan e o psiquiatra interpretado por Jim Broadbent, personagem utilizado também como uma espécie de “subconsciente” do protagonista. 

Não chega a ser tão bom quanto “Trainspotting”, mas vale a sessão para quem gosta do estilo.

Nenhum comentário: