quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

A Máfia Nunca Perdoa & Heróis do Inferno

 


A Máfia Nunca Perdoa (Across 110th Street, EUA, 1972) – Nota 7
Direção – Barry Shear
Elenco – Anthony Quinn, Yaphet Kotto, Anthony Franciosa, Paul Benjamin, Antonio Fargas, Ed Bernard.

Em Nova York, três ladrões disfarçados de policiais roubam uma grande quantia em dinheiro referente um acordo entre a Máfia dos italianos e uma quadrilha do Harlem. Eles deixam vários mortos, incluindo dois policiais. 

Enquanto as duas quadrilhas procuram os ladrões, o capitão Mattelli (Anthony Quinn) e o tenente Pope (Yaphet Kotto) tentam deixar as divergências pessoais de lado para chegar até os criminosos. 

Este interessante longa policial mistura o estilo de obras como “Shaft” com os filmes sobre a Máfia dos anos setenta. O roteiro coloca em discussão o preconceito, os conflitos entre bandidos e a violência policial. 

Destaque para as várias sequências de tiroteios, as locações na decadente Nova York dos anos setenta e a atuação de Anthony Quinn como o capitão que seguia suas próprias regras.

Heróis do Inferno (Hellfighters, EUA, 1968) – Nota 6,5
Direção – Andrew V. McLaglen
Elenco – John Wayne, Katharine Ross, Jim Hutton, Vera Miles, Jay C. Flippen, Bruce Cabot, Edward Faulkner.

Chance Buckman (John Wayne) é o dono de um empresa especializada em apagar incêndios em poços de petróleo. Seu perigoso trabalho o afastou da esposa (Vera Miles) e da filha (Katharine Ross), que volta para sua vida após Chance sofrer um acidente. A jovem acaba se envolvendo com o braço-direito de Chance (Jim Hutton), seguindo o mesmo caminho da mãe. 

Ícone do western, John Wayne também se arriscou em filmes de aventura como “Hatari” e “Os Boinas Verdes”, além deste esquecido “Heróis do Inferno”. A grande curiosidade do longa é sem dúvida a premissa. Não lembro de outro filme que tenha como ponto principal bombeiros especialistas em incêndios em poços de petróleo. 

O roteiro leva o protagonista e sua equipe para alguns lugares no mundo, finalizando em um trabalho na Venezuela em que são obrigados a enfrentar também um grupo guerrilheiro. 

O filme perde pontos por ser longo e exagerar nos dramas amorosos, deixando a narrativa irregular. O resultado é uma obra diferente e indicada cinéfilos curiosos que gostam de filmes antigos.

Nenhum comentário: