terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Broderskab

Broderskab (Broderskab, Dinamarca / Suécia, 2010) – Nota 7
Direção – Nicolo Donato
Elenco – Thure Lindhardt, David Dencik, Nicolas Bro, Morten Holst.

Após se preterido em uma promoção para capitão, Lars (Thure Lindhart) abandona o exército, para desgosto dos pais ligados a política. Sem saber qual caminho seguir, Lars é convidado por Tykke (Nicolas Bro) para conhecer o Movimento Nacional Socialista da qual ele faz parte, traduzindo, um grupo neonazista. 

Mesmo indignado com o convite a princípio, a curiosidade faz com que Lars resolva conhecer o grupo. Ele se deixar levar pelos elogios de Tykke e para complicar ainda mais, sente-se atraído pelo violento Jimmy (David Dencik). 

Todos os países da Europa sofrem com grupos neonazistas que perseguem estrangeiros, principalmente árabes e muçulmanos, além de homossexuais. O roteiro escrito pelo próprio diretor Nicolo Donato coloca fogo no tema polêmico ao inserir um relacionamento homossexual entre integrantes do grupo, que tentam esconder a situação com medo da inevitável retaliação dos companheiros. 

Um filme simples, que vai direto ao ponto, criticando o ódio pregado por estes grupos e a hipocrisia dos jovens participantes, que temem o diferente e que defendem o mito da raça pura.           

Nenhum comentário: