terça-feira, 2 de junho de 2015

Corações de Ferro

Corações de Ferro (Fury, EUA / China / Inglaterra, 2014) – Nota 8
Direção – David Ayer
Elenco – Brad Pitt, Shia LaBeouf, Logan Lerman, Michael Peña, Jon Bernthal, Jason Isaacs, Brad William Henke, Jim Parrack, Anamaria Marinca, Alicia von Rittberg, Scott Eastwood.

Próximo ao final da Segunda Guera Mundial, em abril de 1945, os aliados estão em território alemão avançando em direção a Berlim, enfrentando ainda a resistência do que restou do exército alemão. 

Neste contexto, o jovem Norman (Logan Lerman) é enviado para o front e incorporado a equipe do sargento Don Collier (Brad Pitt), que comanda um tanque ao lado de três soldados (Shia LaBeouf, Michael Peña e Jon Bernthal) e que acabou de perder um companheiro em batalha. Jovem religioso que foi convocado para serviços burocráticos, Norman não tem experiência e sequer treinamento em combate, sendo jogado no meio da batalha ao lado dos quatro soldados calejados e obrigado a aprender a matar para sobreviver. 

Mesmo com uma sequência final em que o heroísmo um pouco exagerado vem à tona, este drama de guerra é um belíssimo filme, por mostrar os campos de batalha e as situações enfrentadas pelos soldados bem próximas da realidade de um conflito. 

Lembrando um pouco o estilo de “O Resgate do Soldado Ryan”, vemos aqui campos de batalhas e estradas enlameadas, tanques defeituosos e soldados sujos lutando sem honra alguma, saqueando os vilarejos e se aproveitando das mulheres. Esta falta de humanidade dos soldados é questionada pelo jovem interpretado por Logan Lerman, que não consegue aceitar a violência que está testemunhando. 

Por outro lado, em alguns momentos surge o lado humano de cada personagem. Por exemplo, o sargento de Brad Pitt se isola, respira e chega quase a chorar após praticar algum ato que ele sabe ser errado, mas que considera essencial para sobreviver na guerra. A sequência do almoço na casa das duas mulheres alemãs é outro momento em que o personagem de Brad Pitt tenta demonstrar um pouco de civilidade em meio ao caos. 

Para quem gosta do gênero, esta é uma ótima opção. 

2 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Um ótimo filme!

http://marcelokeiser.blogspot.com.br/2015/05/critica-coracoes-de-ferro-um-filme-de.html

abraço

Hugo disse...

Marcelo - Realmente é um ótimo drama de guerra.

Abraço