terça-feira, 23 de junho de 2015

Alemanha Ano Zero

Alemanha Ano Zero (Germania Anno Zero, Itália / França / Alemanha, 1948) – Nota 8
Direção – Roberto Rossellini
Elenco – Edmund Meschke, Ernst Pittschau, Ingetraud Hinze, Franz Otto Kruger.

Existem pensamentos e frases que de tanto serem repetidas se tornam verdades no inconsciente popular, enquanto na realidade não passam de mito. A história de que durante uma crise ou após uma tragédia a solidariedade aumenta, na minha opinião é um destes mitos. O diretor italiano Roberto Rossellini, um dos pais do Neo-Realismo, provavelmente tinha a mesma opinião, que fica explicitada neste triste filme sobre as consequências da Segunda Guerra para a população alemã. 

Filmado em Berlin, quando grande parte da cidade ainda estava destruída, a trama tem como protagonista Edmund (Edmund Meschke), um garoto de doze anos que vaga pela cidade tentando conseguir dinheiro e comida para a família sobreviver. Sua família é composta por um pai doente, uma irmã que ganha trocados dançando com estrangeiros em um night club e um irmão que está escondido com medo de ser preso por ter sido soldado nazista durante a guerra. A família vive em um decadente edifício de dois andares em que o dono foi obrigado pelo governo a abrir os apartamentos para cinco famílias. 

A saga do garoto Edmund é uma das mais cruéis da história do cinema. Tentando ser esperto, mas com a ingenuidade comum a um menino de sua idade, Edmund é enganado e maltratado por várias pessoas que cruzam seu caminho, todas extremamente egoístas, que desejam apenas lucrar ou sobreviver em meio ao caos, mesmo que para isso façam seus semelhantes sofrerem. 

É um filme doloroso que deixa o espectador deprimido com a mesquinhez do ser humano.  

Nenhum comentário: