segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Setembro Negro

Setembro Negro (September Dawn, EUA / Canadá, 2007) – Nota 5,5
Direção – Christopher Cain
Elenco – Jon Voight, Trent Ford, Tamara Hope, Terence Stamp, Jon Gries, Lolita Davidovich, Shaun Johnston, Taylor Handley, Dean Cain.

Em 1857, um comboio com vaqueiros e suas famílias atravessa o Estado de Utah em direção a Califórnia. Quando chegam em uma região dominada pelos mórmons, pedem permissão ao líder do local, Jacob  (Jon Voight), para ficarem alguns dias, pois precisam descansar antes de seguir a longa viagem. 

Jacob permite que eles fiquem naquelas terras, porém pede para seus filhos (Trent Ford e Taylor Handley), vigiarem o grupo. Enquanto um dos jovens se apaixona por uma garota do comboio, Jacob vai a uma reunião com líderes dos mórmons no Estado e recebe a ordem do governador (Terence Stamp) para tratar como inimigos e matar todos que não façam parte de sua crença religiosa. 

Baseada num cruel fato real, este longa entra na lista daqueles em que a riqueza da história se perde num roteiro ruim e numa direção frouxa. A história tinha elementos com potencial para resultar em um grande filme, envolvendo temas como fanatismo religioso, preconceito, amor proibido e violência, mas infelizmente foram mal aproveitados. O elenco jovem é fraco e os veteranos Jon Voight e Terence Stamp, mesmo com atuações corretas, não conseguem o salvar o longa. 

Como informação, o decadente diretor Christopher Cain chegou a ser considerado promissor nos anos oitenta após filmes interessantes como “A Força da Inocência” e “Os Jovens Pistoleiros”. 

Nenhum comentário: