sexta-feira, 7 de novembro de 2014

12 de Junho de 1993 - O Dia da Paixão Palmeirense

12 de Junho de 1993 – O Dia da Paixão Palmeirense (Brasil, 2014) 
Direção – Mauro Beting & Jaime Queiroz
Documentário

A paixão que o futebol desperta é algo inexplicável. Não existe outra coisa no mundo que por nossa escolha nos faça sofrer tanto e que mesmo assim continuamos seguindo até o final da vida. Este sentimento maluco é o ponto principal deste documentário que conta como o torcedor palmeirense sofreu por quase dezessete anos, até o fantástico título do campeonato paulista de 1993 em cima de nosso maior rival.

Para nós torcedores, é quase impossível explicar com palavras como foram aqueles anos de jejum e a explosão de alegria do esperado título, ao mesmo tempo, quem não gosta ou não tem a mesma paixão por este esporte, jamais entenderá este sentimento. 

O doc apresenta depoimentos de personagens que jogaram nos anos de jejum e que sofreram por não vencer, de torcedores que demonstram toda sua paixão pelo clube e principalmente dos atletas que participaram da conquista de 1993, além da comissão técnica. É uma verdadeira saga de sofrimento, luta e esperança, até a redenção. 

Sem dúvida, o personagem símbolo daquela conquista foi o centroavante Evair, que se tornou ídolo imortal da torcida e que demonstra seu caráter e respeito pela camisa a cada depoimento. Vários outros depoimentos são sensacionais, com destaque para o do médico do clube que saiu do estádio durante o jogo final com medo de passar mal. 

Por mais que o doc seja um registro fantástico para a torcida palmeirense, alguns pontos incomodaram, como o choro novelesco do atual presidente Paulo Nobre, que é no mínimo estranho e os depoimentos de jornalistas inimigos do clube como Flávio Prado e Juca Kfouri. que são uma verdadeira afronta ao torcedor palmeirense. 

Finalizando, somos o único clube grande do mundo que saiu da fila com um goleada sobre o maior rival e que em seguida venceu cinco títulos. Por mais que os dias atuais estejam complicados, a história do Palmeiras é gigante.

Nenhum comentário: