quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Frontera

Frontera (Frontera, EUA, 2014) – Nota 7
Direção – Michael Berry
Elenco – Ed Harris, Michael Peña, Eva Longoria, Amy Madigan, Aden Young, Michael Ray Escamilla, Daniel Zacapa, Tenaya Torres.

Para tentar uma vida melhor, Miguel (Michael Peña), que vive no México em um povoado, deixa sua esposa grávida (Eva Longoria) e decide atravessar a fronteira com os Estados Unidos pelo deserto. Seu sogro (Daniel Zacapa), pede que ele leve o jovem Jose (Michael Ray Escamilla). 

Os dois conseguem entrar em território americano, até cruzar o caminho de Olivia (Amy Madigan), que é proprietária das terras e casada com Roy (Ed Harris). A simpática Olivia ajuda os forasteiros, que agradecem e seguem viagem, porém três adolescentes irresponsáveis que estão escondidos em uma colina, decidem brincar com uma espingarda para assustar os mexicanos e acabam causando uma tragédia que resultará em duras consequências para várias pessoas. 

A complicada questão dos imigrantes ilegais é o ponto principal deste interessante drama. O roteiro do diretor Michael Berry e de Louis Moulinet apresenta situações comuns em relação aos imigrantes ilegais, como o preconceito de muitos americanos, a violência que os chamados “coiotes” utilizam para arrancar dinheiro das pessoas que desejam atravessar o deserto e a corrupção policial conivente com estes abusos. 

O enfoque vai além ao criar uma trama em que estes problemas com os imigrantes terminam por afetar vários personagens de uma forma ou de outra, no final, pessoa alguma sai ilesa dos acontecimentos. 

Sem apelar para perseguições ou cenas de ação, o filme cumpre seu papel ao criticar uma situação que parece não ter solução. 

Como curiosidade, Ed Harris e Amy Madigan são casados desde 1983 e trabalharam juntos em oitos filmes.  

Nenhum comentário: