sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A Longa Viagem de Volta

A Longa Viagem de Volta (The Long Voyage Home, EUA, 1940) – Nota 7
Direção – John Ford
Elenco – John Wayne, Thomas Mitchell, Ian Hunter, Barry Fitzgerald, John Qualen, Ward Bond, Wilfrid Lawson, Mildred Natwick.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um navio cargueiro inglês sai das Índias Ocidentais em direção aos Estados Unidos com o objetivo de recolher uma carga de explosivos para transportá-la até a Inglaterra. Os tripulantes a princípio não querem aceitar o trabalho, porém mudam de ideia quando o capitão oferece vinte e cinco por cento a mais no valor do salário. A partir daí, os brutos trabalhadores passarão por dificuldades com tempestades, bombardeios e até a suspeita de que um deles seja um espião alemão. 

O grande diretor John Ford, famoso por clássicos do western filmados nas planícies de Monument Valley, aqui filmou em estúdio o drama dos pobres marinheiros, tratados como descartáveis, mas que criam entre si um laço de família. 

A trama é baseada em quatro livros de Eugene O’Neill, que foi marinheiro na juventude e se inspirou em pessoas reais para criar os personagens, além de ter passado por situações parecidas durante a Primeira Guerra, sendo que adaptação de John Ford transportou os acontecimentos para a Segunda Guerra que ocorria na época. 

Assim como em “No Tempo das Diligências”, que Ford dirigiu no ano anterior, o destaque do elenco é Thomas Mitchell, aqui interpretando um veterano irlandês, líder do grupo de marinheiros. 

Como curiosidade, John Wayne interpreta um jovem sueco ingênuo, personagem bem diferente do tipo durão que marcou sua carreira. 

O filme não está entre os melhores trabalhos de Ford, mas vale a sessão pelo elenco e o tema diferente do restante de sua filmografia.

Nenhum comentário: