sábado, 1 de março de 2014

Um Dia na Vida

Um Dia na Vida (Brasil, 2010) – Nota 7
Direção – Eduardo Coutinho
Documentário

O diretor Eduardo Coutinho, que foi assassinado pelo filho há poucos dias, deixou um extensa carreira de documentários, entre eles “Um Dia na Vida” que é considerado seu trabalho proibido, por nunca ter sido lançado comercialmente por causa dos problemas com direitos autorais dos canais de tv. 

O doc é uma coletânea de imagens da programação de vários canais de tv gravadas durante 24 horas seguidas em 2009. Deste extenso material, Coutinho montou em ordem cronológica o que seria o retrato de uma dia na tv aberta brasileira, resultando num conteúdo que varia entre a desinformação, o fútil e o bizarro. 

Com sua experiência e perspicácia, ele montou o filme com situações em sequência que são semelhantes ou que se completam. Por exemplo, pela manhã durante os comerciais de um abominável programa infantil, duas lojas de departamento anunciam promoções idênticas visando as crianças como consumidores e utilizando crianças como atores. 

Em seguida, temos uma igreja pedindo donativo para transformar a vida das pessoas, enquanto em outro canal um programa quer transformar a aparência de uma pessoa simples através de uma série de tratamentos estéticos e o chamado “banho de  loja”. 

Foi difícil ter estômago para assistir até o final, provavelmente por isso não posso dar uma nota maior ao longa, mas entendo a importância desta experiência, que deveria servir como exemplo por mostrar a péssima qualidade da tv aberta no Brasil, que se reflete da pior forma possível nos hábitos e na cultura da população.  

Finalizando, até alguns dias o doc estava disponível no Youtube.

Nenhum comentário: