Bem-Vindo a São Paulo (Brasil, 2004) – Nota 4
Direção – Leon Cakoff, Wolfgang Becker, Renata de Almeida,
Maria de Medeiros, Hanna Elias, Amos Gitai, Mika Kaurismaki, Jim McBride, Philip
Noyce, Ming Lian Tsai, Andrea Vechhiato, Caetano Veloso, Kiju Yoshida.
Documentário
Filmes em episódios com vários diretores quase sempre
resultam em obras irregulares, neste caso a situação foi ainda pior,
pois não é especificamente um filme, mas sim “visões” de vários diretores sobre
a cidade de São Paulo. Cada segmento mostra locais da cidade, quase todos entre
a região central e Av. Paulista, com o objetivo de entender a visão do
estrangeiro em relação a São Paulo.
Talvez por eu morar aqui a vida inteira e
conhecer todos estes lugares mostrados, os registros pareceram enfadonhos e a
narração de Caetano Veloso acentua o tom pretensioso que tenta criar algo como “a
pobreza vista por intelectuais”.
Vemos a
Praça da Sé, a feira da Santa Cecília, o Elevado (Minhocão) durante a semana
repleto de carros e aos domingos com pedestres, um ensaio de escola de samba no
bairro do Bixiga e o bairro oriental da Liberdade, lugares comuns para o
paulistano, porém o que mais me incomodou foi o segmento dirigido pelo falecido
Leon Cakoff, que deixou um imenso legado como grande idealizador da Mostra
Internacional de Cinema de São Paulo, mas que aqui errou feio ao filmar um
jovem com visíveis distúrbios mentais, que vive na região da Paulista e que
Cakoff alegava que o cineasta iraniano Abbas Kiarostami havia visto na rua anos
antes e que desejava fazer um documentário sobre o rapaz. Na minha opinião foi algo
totalmente equivocado, a conversa sobre cinema de Cakoff com o jovem foi
surreal, na verdade o rapaz precisava de ajuda como ser humano, não ser tema
para possível documentário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário