terça-feira, 4 de março de 2014

OP Center

OP Center (OP Center, EUA, 1995) – Nota 7
Direção – Lewis Teague
Elenco – Harry Hamlin, Carl Weathers, Lindsay Frost, Wilford Brimley, Kim Cattrall, Deirdre Hall, Bo Hopkins, Ken Howard, Rod Steiger, John Savage, Kabir Bedi, Shaun Toub, Luis Avalos, France Nuyen, Sherman Howard, David Garrison.

No mesmo dia em que toma posse como chefe do Centro de Operações Antiterroristas, Paul Hood (Harry Hamlin) precisa lidar com uma situação que pode dar início a uma guerra nuclear. Agentes da KGB se rebelaram e roubaram duas ogivas nucleares com o objetivo de vendê-las para terroristas. Para recuperar as ogivas, um grupo de especialistas analisa para onde o material pode estar sendo levado e quais ações devem ser tomadas. Para complicar a situação, uma famosa repórter (Deirdre Hall) tem um caso com o presidente americano (Ken Howard) e assim descobre o ocorrido, sem contar que o próprio Hood enfrenta uma crise no casamento. 

Baseado num livro de Tom Clancy, esta bem cuidada produção para a tv tinha como objetivo seguir o rastro de sucessos dos filmes protagonizados pelo personagem Jack Ryan produzidos no início dos anos noventa e podemos dizer que conseguiu não fazer feio. 

A trama era atual na época, já que as histórias dos artefatos nucleares da antiga União Soviética desaparecendo eram comuns nos anos noventa, mesmo que muitas fossem na verdade apenas teorias de conspiração. 

A narrativa prende a atenção, seguindo o estilo dos filmes de espionagem que colocam legendas para designar os vários locais por onde ocorre a trama. 

O elenco é repleto de rostos conhecidos, como os outrora astros Rod Steiger e John Savage, o competente Harry Hamlin no papel principal e até a bela Kim Cattrall antes da fama de “Sexy and the City”. 

Eu assisti uma versão com pouco menos de duas horas que explica bem a trama, porém na tv americana o longa foi exibido com 170 minutos.    

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Parece um filme curioso.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É interessante porque boa parte da ação se passa no Centro de Operações e mesmo assim a trama prende a atenção.

Bjos