Mother – A Busca Pela Verdade (Madeo, Coréia do Sul, 2009) –
Nota 8
Direção – Joon Ho Bong
Elenco – Hye
Ja Kim, Bin Won, Ku Jin, Je Mun Yun.
Numa cidade do interior da Coréia do Sul, Yoon Do Joon (Bin
Won) é um jovem com atraso mental que tem como único amigo o malandro Jin Tae
(Ku Jin). A amizade é mal vista pela mãe de Yoon (Hye Ja Kim), que tenta
proteger o filho sem muito sucesso. Quando uma adolescente é encontrada morta
em uma casa abandonada, Yoon se torna o principal suspeito do crime, por ter
sido visto andando pela cidade bêbado atrás da garota.
Por causa do atraso
intelectual e por estar bêbado, Yoon não consegue lembrar o que ocorreu e acaba
preso. Sua mãe não se conforma com a acusação, com a falta de vontade da
polícia em se aprofundar no caso e com seu próprio advogado que não tem interesse
algum em defender o rapaz, situação que faz com que ela decida investigar o
crime por conta própria, até descobrir a verdade.
O diretor
coreano Joon Ho Bong, que comandou agora em Hollywood “O Expresso do Amanhã”,
longa muito aguardado que ainda não estreou por aqui, fez três grandes
trabalhos em seu país natal. O ótimo “Memórias de um Assassino” eu considero
seu melhor filme, um pouco superior aos também ótimos “O Hospedeiro” e este “Mother
– A Busca Pela Verdade”, que a princípio pode causar estranheza no público
desacostumado com longas orientais, principalmente pela cena da briga no campo
de golfe que parece engraçada, mas logo que ocorre o crime a narrativa muda
o foco para a luta da velha senhora em inocentar o filho.
Assim como em “Memórias
de um Assassino”, onde policiais incompetentes caçavam um serial killer, aqui
novamente a polícia coreana é mostrada como desleixada e adepta da tortura, as
cenas do interrogatório e da reconstituição do crime são exemplos. Além disso,
os detalhes são importantes na trama, com situações aparentemente sem sentido
que no final se encaixam perfeitamente, sem contar os objetos como o taco de
golfe, o pedregulho e a caixa de agulhas.
Joon Ho Bong já mostrou ser um grande diretor,
com estilo original e ótimo domínio de câmera, inclusive para filmar sequências
que parecem confusas, com vários personagens se movendo ao mesmo tempo, como a
cena da briga que citei no início e a discussão entre as mulheres no funeral.
São
três filmes imperdíveis, agora é esperar para conferir sua estreia em
Hollywood.
3 comentários:
Joon-ho trabalha bem com o questionamento moral nesse filme, sobretudo no que concerne os atos da mãe. É um bom suspense. Concordo que o diretor seja um destaque asiático. Tomara que volte a fazer filmes de mistério nesta linha em sua terra natal.
anotado. beijos, pedrita
Gustavo - O sujeito é talentoso, o desafio será manter o nível de qualidade em Hollywood.
Pedrita - Ok
Abraço
Postar um comentário