domingo, 21 de julho de 2013

A Via Láctea

A Via Láctea (Brasil, 2007) – Nota 5,5
Direção – Lina Chamie
Elenco – Marco Ricca, Alice Braga, Fernando Alves Pinto, José Rubens Chachá.

O professor Heitor (Marco Ricca), que também é escritor e trabalha em seu novo livro, está estressado com o trabalho e com os problemas que enfrenta na cidade de São Paulo, fato que afeta seu relacionamento com Júlia (Alice Braga), uma veterinária que abandonou a carreira de atriz. 

Heitor é um sujeito tímido e calado, enquanto Júlia é alegre e extrovertida. Esta diferença de personalidades gera um conflito e pelo telefone Júlia diz que deseja terminar a relação. Heitor sai desesperado pela cidade para encontrar a namorada e tentar resolver a situação, mas para isso tem de enfrentar o trânsito caótico. Durante o percurso, ele relembra detalhes da relação enquanto cruza com personagens como pedintes, motoboys e vendedores no semáforo. 

Colocar um casal em crise como protagonista é uma premissa simples, porém a diretora Lina Chamie recheou o filme de diálogos rebuscados, com citações de obras famosas para contar a história de amor e teve a interessante ideia de fazer o homem atravessar a cidade na hora do rush para encontrar a amada. 

O problema é que as boas ideias se perdem na excessiva lentidão da narrativa e na interminável viagem do personagem de Marco Ricca. Para quem conhece bem a cidade de São Paulo, chega a irritar a quantidade de vezes que a diretora mostra o carro de Ricca na região da Avenida Paulista, como se o personagem estivesse dando voltas sem saber para onde vai. Este fato acaba até tendo uma explicação pela reviravolta final, que o espectador mais atento não vai demorar para descobrir. 

O resultado é um filme que tenta ser cult, mas que se torna chato e vazio.

3 comentários:

renatocinema disse...

Quando lançado tive a mesma sensação vazia desse filme.


abs

Amanda Aouad disse...

Filme que tentar ser "cult" acaba, normalmente, se tornando vazio e chato. Na época fiquei curiosa quanto ao filme, mas acabei deixando pra depois.

bjs

Hugo disse...

Renato e Amanda - Demorei para assistir e minha impressão se confirmou, o filme é chato.

Lina Chamie tem um outro filme chamado "Tônica Dominante" que pelo trailer parece seguir o mesmo estilo.

Abraço