terça-feira, 23 de julho de 2013

Metido em Encrencas & Projeto Secreto Macacos


Matthew Broderick foi um dos maiores astros adolescente, tendo protagonizado sucessos como "Jogos de Guerra", "O Feitiço de Áquila" e o clássico cult "Curtindo a Vida Adoidado". No meio destes trabalhos, Broderick estrelou também outros filmes não tão bons que se perderam no tempo. Nesta postagem comento dois destes filmes.

Metido em Encrencas (Biloxi Blues, EUA, 1988) – Nota 6,5
Direção – Mike Nichols
Elenco – Matthew Broderick, Christopher Walken, Casey Siemaszko, Matt Mulhern, Corey Parker, Penelope Ann Miller, Park Overall.

Próximo ao final da Segunda Guerra Mundial, o jovem Eugene (Matthew Broderick) é convocado pelo exército e passa dez semanas num campo de treinamento em Biloxi, no Mississipi. Jovem sensível que deseja ser escritor, Eugene é obrigado a amadurecer ao lidar com a disciplina imposta por um sargento durão (Christopher Walken). Eugene também entrará em confusões com os amigos recrutas e se envolverá com uma jovem prostituta (Penelope Ann Miller). 

O roteiro deste filme foi escrito pelo famoso dramaturgo Neil Simon, que se baseou em suas próprias experiências quando jovem. A história mescla drama com comédia sem se aprofundar em qualquer um dos gêneros, o que resulta num filme apenas mediano. É com certeza um dos trabalhos mais fracos do diretor Mike Nichols.  

Projeto Secreto Macacos (Project X, EUA, 1987) – Nota 6,5
Direção – Jonathan Kaplan
Elenco – Matthew Broderick, Helen Hunt, Bill Sadler, Jonathan Stark, Stephen Lang, Dick Miller.

A pesquisadora Teri (Helen Hunt) tem seu projeto cancelado, sendo obrigada a entregar o macaco Virgilio para aeronáutica. O chimpanzé vive desde filhote com Teri e aprendeu a linguagem dos sinais, se comunicando perfeitamente com a jovem, que fica preocupada com o destino do amigo. Na base, Teri faz a amizade com o piloto Jimmy (Matthew Broderick), que decide ajudá-la quando descobre que o pobre animal será utilizado numa experiência secreta para pilotar caças. 

Um dos clássicos da sessão da tarde, esta aventura diverte sem apelar para os efeitos especiais ou algo do gênero, tendo como destaque a “interpretação" dos macacos. Vale destacar ainda Matthew Broderick e uma ainda bem jovem Helen Hunt.  

Nenhum comentário: