quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ladrão de Casaca

Ladrão de Casaca (To Catch a Thief, EUA, 1955) – Nota 7,5
Direção – Alfred Hichcock
Elenco – Cary Grant, Grace Kelly, Jessie Royce Landis, John Williams, Charles Vanel, Brigitte Auber.

Na Riviera Francesa, uma onda de roubos de jóias faz a polícia perseguir John “The Cat” Robie (Cary Grant), que há mais de quinze anos foi preso por este tipo de crime e durante a 2º Guerra ajudou na Resistência Francesa e ser tornou herói ganhando o perdão por seus crimes. 

Inconformado pela acusação e curioso para descobrir quem o está imitando, John arma um plano com o representante da seguradora das jóias (John Williams) e se aproxima das milionárias Jessie Stevens (Jessie Royce Landis) e sua bela filha Frances (Grace Kelly), para tentar pegar o ladrão que provavelmente terá as duas como próximo alvo. 

Diferente da maioria das obras de Hitchcock que privilegiavam o suspense, este filme é mais voltado para comédia, utilizando diálogos afiados entre os personagens, além de algumas boas perseguições automobilísticas para manter o interesse. Mesmo assim o mestre ainda cria algumas boas cenas de suspense. 

O astro Cary Grant está ótimo como o ladrão regenerado, extremamente charmoso e esperto, fazendo ótimo par com a beleza e jovialidade de Grace Kelly, a futura Princesa de Mônaco, sendo contar a língua afiada da personagem de Jessie Royce Landis. 

Não chega a ser um filme inesquecível, mas com certeza tem a qualidade de Hitchcock e merece ser visto, assim como toda obra do diretor.

2 comentários:

Fábio Henrique Carmo disse...

Esse foi um dos hitchcocks que me decepcionaram. Com certeza, é o mais fraco com Grace Kelly. Cary Grant está bem, o humor funciona, mas há algo que não engrena.

Importante dizer que foi nas filmagens desse filme que Grace conheceu o príncipe e acabou deixando a carreira de atriz.

Abraço!

Hugo disse...

Fábio - Eu entendi ser um filme diferente do estilo do diretor, mas que diverte sem compromisso.

Abraço