domingo, 28 de julho de 2013

Fantasmas de Marte

Fantasmas de Marte (Ghosts of Mars, EUA, 2001) – Nota 5,5
Direção – John Carpenter
Elenco – Ice Cube, Natasha Henstridge, Jason Statham, Clea Duvall, Pam Grier, Joanna Cassidy, Rosemary Forsyth, Peter Jason, Robert Carradine, Wanda de Jesus, Duane Davis, Lobo Sebastian, Rodney A. Grant.

No futuro, Marte foi colonizado e além de várias famílias que se mudaram para lá, o governo também explora a mineração das riquezas naturais do planeta. Durante uma destas escavações é liberada uma espécie de força maligna que se apodera dos corpos dos humanos. Em paralelo, uma equipe policial liderada pela tenente Ballard (Nataha Henstridge) e pelo sargento Jericho Butler (Jason Statham) tem a missão de transportar o perigoso criminoso James “Desolation” Williams (Ice Cube), porém para tentar sobreviver, eles são obrigados a se unir para lutar contra os seres malignos. 

Com exceção do original “O Vingador do Futuro”, filmes sobre Marte geralmente são produções com histórias que lembram os filmes B dos anos cinqüenta. Esta aventura do grande John Carpenter em Marte era uma esperança de algo diferente sobre o tema, principalmente após duas grandes produções que fracassaram no ano anterior, os fracos “Planeta Vermelho” e ”Missão Marte”, porém o mestre do terror e ficção entregou provavelmente seu trabalho mais fraco. 

A premissa poderia render algo claustrofóbico como o sensacional “O Enigma do Outro Mundo”, mas infelizmente o roteiro previsível recheado de diálogos ruins, junto com interpretações caricatas afundaram o longa. O filme melhora a partir do momento em que as criaturas começam a atacar e Carpenter cria algumas cenas legais de ação, mas é pouco para salvar o filme. 

A crítica detonou o longa e talvez por isso Carpenter tenha se afastado do cinema, tendo voltado apenas em 2010 com “Aterrorizada”, que também foi criticado e que ainda não conferi. 

É uma pena, Carpenter fez pelo menos seis clássicos em dez anos. De 1978 a 1988 ele comandou “Halloween”, “Fuga de Nova York”, “O Enigma do Outro Mundo”, “Christine – O Carro Assassino”, “Os Aventureiros do Bairro Proibido” e ”Eles Vivem”, todos filmes obrigatórios para o fãs de terror e ficção.

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

Eu não conhecia esse.
Interessante!

Hugo disse...

Léo - É interessante, mas fica abaixo do que se poderia esperar de Carpenter.

Abraço