quinta-feira, 14 de março de 2013

Dois Córregos

Dois Córregos – Verdades Submersas no Tempo (Brasil, 1999) – Nota 7
Direção – Carlos Reichenbach
Elenco – Carlos Alberto Riccelli, Beth Goulart, Ingra Liberato, Vanessa Goulart, Luciana Brasil, Kaio César, Luiz Damasceno, Thomaz Jorge.

O filme começa com a empresária Ana Paula (Beth Goulart) chegando à cidade de Dois Córregos com o seu advogado (Luiz Damasceno) e a polícia para fazer a reintegração de posse de um velho sítio da família. A ação acontece tranquilamente, porém Ana Paula passa a recordar seu passado quando chega ao local. 

A partir daí, o filme volta para o final dos anos sessenta no auge da ditadura militar, quando em flashback a jovem Ana Paula (Vanessa Goulart, sobrinha de Beth na vida real) e sua amiga Lydia (a pianista Luciana Brasil) viajaram de trem de São Paulo até Dois Córregos para conhecer o tio de Ana Paula, Hermes (Carlos Alberto Riccelli) que está escondido no sítio por ser comunista e por estar sendo procurado pela polícia e exército. No local vive também a governanta Teresa (Ingra Liberato), que é amante de um violento militar casado (Kaio César). Durante quatro dias, as três mulheres e o comunista Hermes trocarão experiências e segredos. 

O diretor gaúcho Carlos Reichenbach, que faleceu em 2012, foi um dos grandes nomes do cinema brasileiro, tendo participação de mais de cinquenta filmes em várias funções. Além de diretor, Reichenbach foi produtor, ator e fotógrafo, tendo deixado como marca principalmente em seus últimos trabalhos, criar personagens da classe trabalhadora em filmes com forte crítica social. Foi assim nos interessantes “Garotas do ABC" e “Falsa Loura”, seu longa derradeiro. 

Aqui em “Dois Córregos”, ele utiliza a questão da ditadura para contar uma história sobre descobertas e também sobre como muitas pessoas tiveram a vida destruída, precisando abandonar família e amigos para sobreviver. 

A atuação de Carlos Alberto Riccelli é perfeita como o sujeito que sofre por estar longe dos filhos e que precisa fazer escolhas extremamente difíceis, inclusive se arrependendo de decisões passados. A bela Ingra Liberato também está bem como uma mulher fria e sofrida. Em contrapartida, as duas jovens vividas por Vanessa Goulart e pela pianista Luciana Brasil não convencem, com a escolha da segunda sendo entendida apenas porque a personagem também é pianista. 

No geral é um filme simples e sensível, sobre personagens que sofrem por suas escolhas.      

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Interessante, nunca vi, seu texto deu vontade de conferir.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É um drama bem interessante. A carreira de Reichenbach merece destaque.

Bjos