terça-feira, 5 de março de 2013

Corpo

Corpo  (Brasil, 2007) – Nota 6
Direção – Rossana Foglia & Rubens Rewald
Elenco – Leonardo Medeiros, Rejane Arruda, Chris Couto, Louise Cardoso, Regiane Alves, Zé Carlos Machado.

O médico legista Artur (Leonardo Medeiros) é um sujeito desmotivado com o trabalho e com a vida, que a cada novo corpo que chega ao local e também com as pessoas que cruzam seu caminho no metrô por exemplo, ele imagina uma história de vida, doenças e problemas que a pessoa enfrentou ou deve enfrentar. 

Sua vida ganha algum sentido quando o corpo de uma mulher que aparentemente morreu há mais de trinta anos chega intacto ao necrotério. Artur decide investigar quem seria a pessoa e chega até o nome de uma psicóloga que teria sido presa durante a ditadura. Tentando descobrir se realmente é a pessoa, ele faz contato com Fernanda (Rejane Arruda), filha da suposta mulher e que alega que sua mãe está viva, porém suas atitudes irresponsáveis deixam Artur ainda mais confuso. Para piorar, a chefe de Artur é a estranha Lara (Chris Couto), que deseja enterrar rapidamente a mulher não identificada como indigente. 

O casal de diretores Rossana Foglia e Rubens Rewald escolheu uma interessante premissa para sua estreia no cinema, porém o ritmo extremamente arrastado e a narrativa confusa em alguns momentos tiram a força do filme. Num determinado momento da trama, o espectador passa a conhecer a história da jovem presa pela ditadura em flashback, o que rapidamente faz com que se descubra o que realmente ocorreu. Isso não teria importância se os personagens fossem melhor elaborados, mas apenas Leonardo Medeiros consegue uma boa atuação, mesmo criando um sujeito derrotado, sem carisma algum. 

Infelizmente o resultado fica bem abaixo da premissa.

Nenhum comentário: