sábado, 16 de março de 2013

Kamchatka

Kamchatka (Kamchatka, Argentina / Espanha / Itália, 2002) – Nota 7,5
Direção – Marcelo Piñeyro
Elenco – Ricardo Darin, Cecília Roth, Matias Del Pozo, Hector Alterio, Fernanda Mistral, Tomas Fonzi, Milton De La Canal.

Durante a ditadura militar na Argentina, um casal (Ricardo Darin e Cecilia Roth) envolvido com a oposição ao regime, precisa sair de Buenos Aires e se refugiar num sítio no interior do país. A família tem um filho pequeno e outro um pouco mais velho, que tem apenas onze anos (Matias Del Pozo). 

A estadia forçada no local é vista com alegria pelo filho mais velho, que antes quase não via os ocupados pais e agora tem a oportunidade de conviver o dia inteiro. O laço maior acaba sendo com o pai, com quem adora jogar “War’, o jogo de estratégia que ficou no famoso nos anos setenta, onde os jogadores tinham de conquistar territórios no mapa mundial. 

O jogo além de unir pai e filho, também tem ligação com o título do filme e a Guerra Fria entre comunistas e capitalistas. Kamchatka é uma península no leste da antiga União Soviética que era considerado local estratégico durante a Guerra Fria, pois ficava mais próximo aos Estados Unidos do que de Moscou. O local era também um símbolo de resistência, assim como os pais do garoto que lutavam contra a ditadura. 

O ponto interessante do filme é contar a história através dos olhos do garoto, que do alto de sua ingenuidade transforma um tema forte em algo mais leve durante boa parte da trama. 

O elenco é ótimo, com os sempre competentes Ricardo Darin e Cecilia Roth, além da surpresa do garoto Matias Del Pozo e a participação do veterano Hector Alterio como o avô. 

O resultado é mais um filme que ajudou a fazer o cinema argentino ser respeitado no mundo inteiro.   

2 comentários:

renatocinema disse...

PQP. um filme do Darin que não vi.......obrigado pela dica.

abs

Hugo disse...

Renato - Um dos vários bons filmes protagonizados por Darin.

Abraço