sexta-feira, 29 de março de 2013

Abott & Costello Encontram Frankenstein

Abbott & Costello Encontram Frankenstein (Bud Abbott and Lou Costello Meet Frankenstein, EUA, 1948) – Nota 7
Direção – Charles Barton
Elenco – Bud Abbott, Lou Costello, Lon Chaney Jr, Bela Lugosi, Glenn Strange, Lenore Aubert, Vincente Price.

Hoje praticamente esquecida, a dupla de comediantes Abbot & Costello era famosa nos Estados Unidos nos anos trinta por um programa de rádio e por shows em teatros. Percebendo potencial de lucro, a Universal contratou a dupla em 1940 com o objetivo de lançá-los no cinema como uma espécie de os novos “O Gordo e o Magro”. A tentativa deu resultado e gerou mais de vinte filmes, sendo que alguns são paródias de histórias conhecidas, além de uma série de tv produzida nos anos cinquenta, que chegou a passar na tv brasileira nos anos setenta. 

Este “Abott & Costello Encontram Frankenstein” é o único filme que assisti da dupla, sendo que o título nacional engana, na verdade a dupla se envolve numa grande confusão que envolve os personagens clássicos de terror da Universal. 

Os dois trabalham numa agência dos correios, sendo que Chick (Bud Abbott) é o engraçadinho metido a esperto e Wilbur (Lou Costello) é o gordinho atrapalhado. Após eles receberem duas enormes caixas, são informados de que elas contém os corpos de Drácula (Bela Lugosi) e do monstro do dr. Frankenstein (Glenn Strange). Atrapalhados, eles são enrolados pela bela Sandra (Lenore Aubert), que finge namorar Wilbur, mas na verdade ela é uma cientista discípula de Drácula, que deseja apenas utilizar Wilbur como cobaia e transplantar seu cérebro para o monstro. No meio da confusão surge Lawrence Talbot (Lon Chaney), que se transforma em Lobisomem e deseja matar Drácula a qualquer custo. 

O humor da dupla chega a ser ingênuo para os dias de hoje, principalmente as piadinhas da primeira parte, porém o filme melhora na parte final quando aumenta a ação e principalmente as confusões no embate entre os atrapalhados heróis e os monstros. 

Vale destacar o elenco, que tem Lon Chaney Jr, Bela Lugosi e Glenn Strange de volta aos papéis dos monstros clássicos da Universal, além de uma pequena participação de Vincent Price na cena final como a voz de outro personagem famoso, o Homem Invisível. 

Muitos críticos alegam que esta paródia praticamente enterrou os monstros da Universal, que a partir dos anos cinquenta tiveram seus direitos adquiridos pela produtora inglesa Hammer, que fez diversos filmes com os personagens sendo interpretados por outros atores, como Christopher Lee, Peter Cushing e o próprio Vincent Price. 

Finalizando, a dupla Abott & Costello perdeu popularidade na segunda metade dos anos cinquenta, provavelmente pela excesso de exposição e acabou em 1959 com a morte de Lou Costello.       

Nenhum comentário: