segunda-feira, 25 de março de 2013

A Tentação

A Tentação (The Ledge, EUA / Alemanha, 2011) – Nota 7,5
Direção – Matthew Chapman
Elenco – Charlie Hunnam, Terrence Howard, Liv Tyler, Patrick Wilson, Christopher Gorham.

Gavin (Charlie Hunnam) está no telhado de um prédio pronto para se matar. O detetive Hollis (Terrence Howard) é o encarregado de tentar salvar o rapaz. Os dois iniciam uma conversa onde o jovem contará porque está naquela situação. Em flashback, veremos que tudo começou quando o destino fez com que Gavin, que trabalha como gerente em um hotel, contratasse a jovem Shana (Liv Tyler) para ser camareira.

O problema é que Gavin sente atração pela garota, mesmo sendo também vizinho de apartamento da jovem e de seu marido Joe (Patrick Wilson). A situação é ainda mais complexa porque Gavin é um sujeito cético que não acredita em Deus, enquanto Joe é um fanático religioso que trata a esposa como empregada. Esta diferença de pensamento, a forma de encarar a vida e o desejo dos dois pela bela Shana, serão os gatilhos para um grande conflito. Ao mesmo tempo, acompanhamos o drama do detetive Hollis, que descobre não ser o pai biológico de seus filhos no mesmo dia em que precisa lidar com Gavin pendurado no edifício.

Este interessante drama tem como curiosidade a direção de Matthew Chapman, sujeito responsável por roteiros de filmes como “Jogos de Adultos” e ”O Juri”, mas que não dirigia um longa há vinte e três anos, desde 1988 quando comandou “No Coração da Noite”, um drama pesado sobre personagens marginais que circulavam pela noite de Nova York. A semelhança deste novo trabalho com o filme de 1988 está na questão da religiosidade, onde o pecado e a culpa são pontos importantes do roteiro, estando presentes nos diálogos e nas ações dos personagens.

As melhores sequências aqui são os embates entre a fé cega do personagem de Patrick Wilson com a racionalidade e o cinismo do personagem de Charlie Hunnam.

O resultado é um bom drama para quem gosta de discussões filosóficas sobre vida, morte, fé e amor, com um final até certo ponto inesperado.

3 comentários:

Alan Raspante disse...

Não conhecia este filme, mas o elenco é bem chamativo. Curti também a história. Vou vê-lo o mais breve possível, fiquei curioso!

Gilberto Carlos disse...

Não assisti A tentação ainda. Vi A beira do abismo que tem uma trama parecida. Abraços.

Hugo disse...

Alan - É um história legal e um pouco diferente.

Gilberto - Ainda não vi "À Beira do Abismo".

Abraço