quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Uma Vida Melhor

Uma Vida Melhor (A Better Life, EUA, 2011) – Nota 8
Direção – Chris Weitz
Elenco – Demian Bichir, José Julián, Dolores Heredia, Joaquín Cosio, Gabriel Chavarria, Carlos Linares.

Carlos Galindo (Demian Bichir) é um mexicano que vive há muitos anos de forma ilegal em Los Angeles. Ele mora numa casa simples em um bairro pobre e violento com o filho adolescente Luís (José Julián). Carlos trabalha como paisagista em casas de bairros ricos auxiliando Blasco (Joaquín Cosio), que pensando em voltar para o México. oferece a Carlos a oportunidade de comprar sua caminhonete e ficar com seu clientes. 

Sem dinheiro e preocupado em ser parado pela polícia caso esteja dirigindo sem licença, Carlos fica em dúvida se aceita ou não a proposta do amigo, pois sabe que sem ele, terá de procurar um novo emprego, situação complicada para um imigrante ilegal. Ao mesmo tempo, seu filho Luís não deseja ter a mesma vida dura do pai e como namora uma jovem ligada a uma gangue, o garoto começa a pensar em entrar para o mundo do crime. 

Este pequeno longa é uma grata surpresa que aborda um tema que geralmente é mostrado no cinema através de cenas de violência, porém aqui o roteiro escolhe focar no drama da vida dos imigrantes ilegais que desejam apenas trabalhar com honestidade para melhorar de vida. 

O grande destaque é a atuação do mexicano Demian Bichir, conhecido pelo papel de Fidel Castro nos filmes “Che” de Steven Soderbergh, aqui ele conseguiu uma merecida indicação ao Oscar interpretando o pai que foi abandonado pela esposa com um filho pequeno e que luta para dar uma vida melhor ao garoto. 

Vale destacar também a direção sóbria de Chris Weitz, responsável por filmes bem diferentes entre si, como “American Pie”, “Um Grande Garoto” e “A Bússola de Ouro”. Neste novo trabalho ele acerta o tom da narrativa e cria um longa com emoção e realismo na medida certa.

4 comentários:

Thomás R. Boeira disse...

Um ótimo filme. Retorno interessante de Chris Weitz aos bons filmes, já que antes desse ele tinha feito aquela porcaria do Lua Nova.
A atuação de Demian Bichir é mesmo muito boa.

Abraço,
Thomás
http://brazilianmovieguy.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Um bom filme mesmo,com uma narrativa simples, mas tocante e com ótima atuações.

Gilberto Carlos disse...

Li ótimas críticas desse filme. Quero muito ver.

Hugo disse...

Thomás - É um diretor de altos e baixos. Dos que assisti, considero este seu melhor filme.

Celo - Simples, eficiente e com emoção na medida certa.

Gilberto - Pode assistir, o filme é bom e trata de um tema atual.

Abraço