quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Alien - O 8º Passageiro

Alien – O 8º Passageiro (Alien, EUA, 1979) – Nota 9
Direção – Ridley Scott
Elenco – Sigourney Weaver, Tom Skerritt, John Hurt, Harry Dean Stanton, Veronica Cartwright, Ian Holm, Yaphet Kotto.

A nave Nostromo está voltando para Terra quando recebe sinais de uma transmissão vinda de um pequeno e desconhecido planeta. O capitão Dallas (Tom Skerritt) recebe ordens da empresa dona da nave para aterrisar no planeta e descobrir quem está emitindo o sinal. 

Após aterrissar no local, Dallas lidera uma expedição que encontra uma velha nave com restos de alienígenas mortos. Um dos integrantes da expedição é Kane (John Hurt), que encontra um local onde diversos ovos gigantes parecem intactos, porém de um destes ovos solta-se uma estranha criatura que gruda no capacete de Kane. Os outros integrantes resgatam o sujeito e o levam para nave, sem saber que a criatura pode matar a todos. 

Este grande clássico da ficção de terror foi o segundo trabalho no cinema do diretor Ridley Scott, que vinha do sucesso de crítica de “Os Duelistas”. Scott que veio da propaganda, soube utilizar sua experiência na criação visual misturada ao sensacional desenho de produção H. R. Giger para criar um ambiente de claustrofobia, valorizado pelo roteiro simples e direto de Dan O’Bannon (diretor do divertido “A Volta dos Mortos Vivos”). 

As cenas de ação são competentes, sem contar a clássica sequência do monstro saindo do estômago de John Hurt. O elenco é competente, Sigourney Weaver faz a heroína Ripley que voltaria ainda três vezes ao papel, com destaque principalmente para sua atuação em “Aliens – O Resgate”. 

O sucesso do filme rendeu três sequências, dois crossovers com o Predador e ainda um prequel dirigido pelo mesmo Ridley Scott. 

6 comentários:

Fabiane Bastos disse...

Adoro! Principalmente pq eles criaram todo um "ciclo de evolução" p/ criatura.

KA disse...

Revi recentemente - depois de ter assistido Prometheus, a origem de tudo. É clássico e atemporal, muito bom. passou na regra dos 15 anos com louvor!
abs
5

Hugo disse...

Fabiane - O legal é que os filmes da série são bons e ao mesmo tempo bem diferentes entre si.

Ka - Prometheus é um bom filme, mas inferior ao que deu origem.

Abraço

Amanda Aouad disse...

É mesmo o melhor da série. Tenso, bem realizado e joga muito bem com a falta de recursos na época para caprichar mais no Alien, escondendo-o e gerando ainda mais medo.

bjs

Bússola do Terror disse...

É o filme mais assustador da série.
Os outros acabaram partindo mais pra aventura do que pro terror e suspense. Mas esse aqui é aventura misturada com terror e suspense puros.

Hugo disse...

Amanda - Esta estratégia de esconder o monstro funcionou outras vezes no cinema, vide "Tubarão" de Spielberg.

Bússola - Esse é claustrofóbico ao estilo de "O Enigma do Outro Mundo" de John Carpenter.

Abraço