Alta Frequência (Frequency, EUA, 2000) – Nota 7,5
Direção –
Gregory Hoblit
Elenco –
Dennis Quaid, Jim Caviezel, Andre Braugher, Elizabeth Mitchell, Noah Emmerich,
Shawn Doyle.
John Sullivan (Jim Caviezel) é um policial que sofre por não
ter convivido com o pai, o bombeiro Frank (Dennis Quaid), que morreu em um
incêndio quando John tinha poucos anos. Quase trinta anos depois da trágica
morte, John que mora na mesma casa que fora do pai, encontra um velho rádio
amador no porão. Ao ligar o rádio, John consegue contato com uma voz que diz
ser de um bombeiro e rapidamente ele liga os fatos e descobre estar falando com
o próprio pai.
Por algum motivo fora do comum, pai e filho conseguem contato
pelas ondas do rádio mesmo estando com um distância de trinta anos. O fato faz
com que John tente alertar o pai sobre o acidente fatal, porém ele não imagina
que evitar o acidente mudará o curso de vários situações, com consequências até
nos dias atuais.
Esta interessante e fantasiosa história prende o espectador
com um roteiro bem amarrado, que de início parece ser um drama ao mostrar a
aproximação de pai e filho através do rádio e a descoberta de gostos parecidos,
mas aos poucos se transforma num thriller.
Vale
destacar as boas atuações de Jim Caviezel e Dennis Quaid, além da direção de
Gregory Hoblit, responsável por bons filmes como “Possuídos” e “Um Crime de
Mestre” e que começou a carreira na tv dirigindo ótimas séries como “Nova York
Contra o Crime” e “Hill Street Blues”.
Vozes do Além (White Noise, EUA,
2005) – Nota 6
Direção – Geoffrey Sax
Elenco – Michael Keaton, Deborah
Kara Unger, Chandra West, Ian McNeice.
O arquiteto Jonathan Rivers (Michael Keaton) está casado
e feliz com sua segunda esposa, a escritora Anna (Chandra West), até que um
certo dia ela desaparece na beira de um rio, deixando apenas seu carro
abandonado. Depois de algum tempo um homem (Ian McNeice) procura Jonathan
dizendo que Anna morreu e está tentando se comunicar. A princípio Jonathan não
acredita, mas após alguns acontecimentos estranhos, ele resolve procurar o
homem e descobre que o sujeito tenta se comunicar com os mortos através de
aparelhos eletrônicos.
Partindo da ideia de que existe um mundo depois da morte e
os que lá estão querem se comunicar com o lado de cá, a história trabalha com a
técnica que alguns especialistas acreditam ser a melhor forma de comunicação
nestes casos, utilizando rádios e tvs mal sintonizadas para tentar captar mensagens
do além.
O longa começa interessante, com suspense e alguns sustos, mas a
partir da metade da história o roteiro se torna confuso, misturando mensagens
enviadas pelos mortos com outras enviadas por pessoas ainda vivas que estão em
perigo, culminando num desfecho frio e pouco convincente.
3 comentários:
Lembro que na época gostava bastante de Alta Frequência, teria q rever. Vozes não curto muito.
Dois filmes com tema sobrenatural muito interessantes. Vozes do além é mais criticado, já que todo mundo odeia o Michael Keaton. Não sei o porque.
Celo - Alta Frequência é superior.
Gilberto - Esta rejeição com Michael Keaton surgiu pelos fãs de Batman que não aceitaram a escolha do ator para viver o herói na versão de Tim Burton em 1989.
Abraço
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