domingo, 28 de outubro de 2012

Quem São os Políticos?


Após meses de discussões, alianças, conchavos e uma fortuna gasta em propaganda, terminaram hoje as eleições municipais, mas fica a pergunta, o que mudará?

A resposta: Nada

A população em geral tem o hábito de falar que todo político é corrupto. Sendo bonzinho, acredito que 90% dos políticos tem um objetivo bem diferente do que pensar no bem estar da população. A ideia principal é usufruir do poder e suas facilidades. Altos salários, verbas generosas, mordomias como carros, auxílio moradia e até o chamado auxílio paletó, além da possibilidade de conseguir mais do que uma aposentadoria são "pequenos atrativos" para se candidatar a algum cargo. Agora faço outra pergunta, quem são os políticos?

A resposta: Representantes da população brasileira, ou seja, o espelho do nosso povo.

Sei que nem todos os brasileiros agem desta forma, mas infelizmente grande parte da população é adepta da "Lei de Gerson". Traduzindo, gosta de levar vantagem em tudo. No caso dos políticos, os candidatos são uma minoria, porém cada um deles tem uma legião de pessoas apoiando, não por ideologia ou vontade de ajudar a população, mas para conseguir um cargo caso o sujeito seja eleito. Existem os empresários que apoiam pensando em conseguir um alto cargo, sendo indicados para Ministro, Secretário, Sub-Prefeito ou Presidente de algum órgão estatal. As corporações que colocam dinheiro nas campanhas para conseguir benesses futuras e até mesmo os sujeitos que colam cartazes nos postes e distribuem "santinhos" que sonham em ser pelo menos office boy de algum vereador. No fundo, todos estão pensando em melhorar de vida as custas do dinheiro público.

Estas pessoas comuns que tentam se associar aos políticos são tão culpadas quantos os homens públicos que desviam nosso dinheiro e fazem negociatas. Todos estes fazem parte do povo, assim como o prestador de serviço que cobra um valor absurdo por um serviço mal feito, aquele que cobra pela troca de uma peça que não precisava ser substituída, pelo corretor que inflaciona o preço de um imóvel para aumentar sua comissão ganhando por fora, o sujeito que recebe um troco errado a mais e não devolve o dinheiro, a vendedora que mente para a cliente dizendo que o vestido lilás com bolinhas amarelas está lindo nela, o funcionário do supermercado que troca as etiquetas de validade dos produtos perecíveis, as empresas que inventam taxas para camuflar o aumento de preço de um produto, os funcionários de bancos e financeiras que enganam clientes para vender produtos inúteis e cobrar tarifas absurdas, os comerciantes das cidades turísticas que tentar extorquir os visitantes com preços abusivos e até mesmo o feirante que pendura um peso na balança para cobrar um valor maior do que o correto.

Eu poderia ficar até amanhã citando exemplos de como grande parte do nosso povo é desonesto, situações que mostram que aquelas campanhas inúteis da mídia que tentam vender o brasileiro como solidário, honesto e sem preconceitos é pura balela, a realidade é bem diferente.

Se vocês quiseram citar outros exemplos, fiquem a vontade,

6 comentários:

renatocinema disse...

Política é um assunto complicado. Acredito que nunca mudará em trezentos anos....depois, talvez.

Hugo disse...

Renato - É um problema complexo demais, concordo.

Abraço

KA disse...

Falou tudo, Hugo!
Nada muda enquanto o dna deste povo não for impregnado de senso de vergonha na cara. Somos o povo do me dá; alguém tem culpa, menos eu; sou esperto e não ligo para caráter e por ai vai...
quer mais um exemplo? hoje mesmo, avançaram o sinal vermelho e bateram no meu carro. acontece? blz concordo. O problema é que o sujeitinho me xingou e quando eu falei que o farol tava vermelho, o fdp deu ré e fugiu!
E isto já aconteceu com absolutamente todas as pessoas da minha família: pai, mãe irmão.Acontece todos os dias com milhares de pessoas...todo mundo tem uma estória desta. Por que? porque vivemos cercados de bandidos. E nem falo dos profissionais, os assaltantes, traficantes e mesmo os políticos - que de certa forma são profissionais em corrupção - falo dos que se passam por trabalhadores honestos, vão às festas de famílias, xingam os mesmos políticos e reclamam da violência, mas no fundo são da mesma laia: desonestos.
abs

Hugo disse...

Ka - É de lamentar. As barbaridades que acontecem no trânsito mostram bem o caráter de grande parte das pessoas.

Torço para que o prejuízo no seu carro seja o menor possível, apesar de que o nervoso que você passou acaba sendo incalculável.

Abraço e um ótimo feriado.

KA disse...

Valeu, Hugo! o prejuízo não foi dos piores, mas é mesmo incalculável a raiva e o nevoso..enfim, bola pra frente, né...
Passei aqui para te indicar a leitura deste artigo http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-11-04/lista-aponta-10-praticas-de-corrupcao-comuns-no-dia-a-dia-do-brasileiro.html
Lembrei na hora do seu post, onde vc bem coloca estas inúmeras situações qe corrupção que são "normais" para a população.
Bom domingo! abs

Hugo disse...

Ka - Este levantamento publicado no artigo mostra como o problema da corrupção se tornou quase cultural por aqui.

Boa semana pra vc!