quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dúvida

Dúvida (Doubt, EUA, 2008) – Nota 8,5
Direção – John Patrick Shanley
Elenco – Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis.

Em 1964, no colégio católico St. Nicholas no Bronx, a irmã Aloysius (Meryl Streep) comanda as professoras e os alunos com mão de ferro. Em contrapartida, padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) é um sujeito progressista, que ensina basquete para os alunos, tira suas dúvidas e faz sermões nas missas baseados em temas como dúvida e intolerância. 

O padre considera um grande atraso os métodos da irmã Aloysius, que pelo seu lado não vê com bons olhos a relação do padre com os alunos. No meio desta guerra está a jovem irmã James (Amy Adams), uma professora que acredita na bondade e por este motivo fica dividida entre as suspeitas da irmã Aloysius e o tratamento carinhoso que o padre Flynn tem com os alunos. 

A situação fica complicada quando um aluno de cor negra, o primeiro a ser aceito na escola, tem um comportamento estranho após conversar com o padre. O fato transforma a inimizade entre irmã e padre numa guerra, onde a irmã Aloysius tentará fazer todos acreditarem que o padre molestou o garoto. 

Este ótimo drama é baseado numa peça teatral do próprio diretor John Patrick Shanley (Oscar pelo roteiro de “O Feitiço da Lua”) que utiliza a dúvida em relação ao comportamento do padre como ponto principal. Pequenos detalhes em cena, algumas sequências e os ótimos diálogos que podem ser interpretados nas entrelinhas, deixam o espectador e os personagens mergulhados na dúvida até o final, que por sinal tem uma sensacional cena com Meryl Streep e Amy Adams. 

Além do roteiro que foi indicado ao Oscar, a atuação do quarteto principal também resultou em merecidas indicações, inclusive a pequena participação de Viola Davis como a mãe do aluno que faz amizade com o padre.

6 comentários:

Gilberto Carlos disse...

Adoro esse filme. Principalmente Meryl Streep e Phillip Seymour Hoffman e a cena em que ele explica a fofoca com um travesseiro de pena que se espalha pelo ar e depois é impossível juntar as penas.

Hugo disse...

Gilberto - Ótima lembrança, a cena da explicação sobre o travesseiro de penas é perfeita para exemplificar a fofoca.

Abraço

Gonga disse...

Grande filme, tb adorei

Amanda Aouad disse...

Grande filme sem dúvidas, história forte e atuações inesquecíveis.

Emerson disse...

O filme realmente é muito bom, com um tema polêmico de ser discutido...Meryl Streep simplesmente maravilhosa mais uma vez!!!

Hugo disse...

Gonga, Amanda e Emerson - É um grande filme produzido com simplicidade.

Abraço