terça-feira, 6 de abril de 2010

Território Restrito

Território Restrito (Crossing Over, EUA, 2009) – Nota 7,5
Direção – Wayne Kramer
Elenco – Harrison Ford, Ray Liotta, Ashley Judd, Jim Sturgess, Cliff Curtis, Alice Braga, Alice Eve, Summer Bishil, Jacqueline Obradors, Justin Chon.

O policial do departamente do imigração Max Brogan (Harrison Ford) é um sujeito solitário e extremamente humano que trabalha em Los Angeles com o parceiro de origem árabe, Hamid Baraheri (Cliff Curtis) e juntos lideram batidas em fábricas que utilizam imigrantes ilegais como funcionários. Numa destas batidas ele prende a jovem Mireya (a brasileira Alice Braga), que suplica para que ele busque seu filho e leve de volta para a casa dos avós no México. Já a advogada Denise (Ashley Judd) luta pelos direitos dos ilegais e precisa defender a jovem Taslima (Summer Bishil), que por escrever um texto sobre 11 de Setembro acabou presa como suspeita de terrorismo. Denise é casada com o canalha Cole (Ray Liotta), supervisor de imigração que analisa os pedidos de Green Card para ilegais e que num certo dia se envolve num acidente de carro com a bela australiana Claire (Alice Eve). Aproveitando a chance, ele chantageia a garota em troca de um possível ok no Green Card da jovem por favores sexuais. Por final, temos o inglês Gavin (Jim Sturgess), músico que tenta usar sua origem judaica para conseguir o visto de permanência no país.

O filme pode não ser brilhante, mas é competente ao mostrar diversas situações que são conseqüências da imigração. Preconceito, corrupção e injustiça são os ingredientes desta difícil situação no mundo atual e sendo ainda mais complicada nos EUA, em virtude das leis que endureceram muito a vida dos imigrantes após os atentados de 11 de setembro, aumentando e muito o preconceito con os ilegais no país. Outro detalhe triste que se percebe no filme é que o preconceito também existe entre os próprios ilegais, geralmente conflitos de todas as formas.

O elenco dá conta do recado e o destaque vai para Harrison Ford num papel contido, de alguém que não acredita no sistema e a beleza da desconhecida Alice Eve. A brasileira Alice Braga tem um papel muito pequeno, mas ao mesmo tempo importante para a trama.

4 comentários:

Ciro Hamen disse...

Já ouvi falar bem desse filme. Pretendo ver em breve.

Abraços!

Hugo disse...

Ciro - O filme é competente ao mostrar diversas consequências e problemas da imigração para os EUA.

Abraço

Wally disse...

Também gostei deste filme. É bem problemático, mas tem algo a dizer.

Nota 6,0

Hugo disse...

Wally - São vários histórias que não se aprofundam, mas o tema não deixa de ser interessante.

Abraço