sábado, 17 de abril de 2010

Maratona da Morte

Maratona da Morte (Marathon Man, EUA, 1976) – Nota 7,5
Direção – John Schlesinger
Elenco – Dustin Hoffman, Laurence Olivier, Roy Scheider, William Devane, Marthe Keller, Fritz Weaver. Richard Bright.

O estudante de história e também corredor Thomas “Babe” Levy (Dustin Hoffman leva sua vida tranquilamente até a chegada de seu irmão Henry (Roy Scheider), que é um espião mas nunca contou nada sobre seu trabalho para o irmão caçula. A visita de Henry tem ligação com um esquema de tráfico internacional de diamantes liderado pelo dentista alemão Christian Szell (Laurence Olivier), um criminoso nazista que vive escondido utilizando um nome falso. Por causa da investigação do irmão, Babe acaba se transformando em alvo nesta trama e ainda terá de lidar com uma misteriosa mulher (Marthe Keller).

Este bom thriller fez sucesso na época e deixou uma cena clássica, com o personagem de Hoffman sendo torturado por Laurence Olivier num cadeira de dentista, com este perguntando seguidamente “It’s Safe? “ (“É Seguro?’) e Hoffman não tendo a mínima idéia do que responder.

Além do ótimo elenco, outro destaque é a direção do inglês John Schlesinger, que fez também o clássico “Perdidos na Noite” e o drama político “A Traição do Falcão”.

Nenhum comentário: