quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Maldição do Lago

A Maldição do Lago (Strandsvakaren, Suécia, 2004) – Nota 7,5
Direção – Mikael Hafstrom
Elenco – Rebecka Hemse, Jesper Salen, Jenny Ulving, Peter Eggers, Daniel Larsson, Rebecca Ferguson, Anders Ekborg.

Um tradicional colégio nos arredores de Estocolmo na Suécia está prestes a completar 100 anos e uma aluna, Sara (Rebecka Hemse) está pesquisando para escrever sobre uma história que ocorreu no local há muitos anos. A história diz que o caseiro do colégio assassinou três jovens e se suicidou num lago, porém o corpo deste nunca foi encontrado. Este acontecimento parece estar ligado ao recente suicídio de outra aluna que pulou de uma torre no local na frente de muitos estudantes. A pesquisa de Sara irá descobrir fatos que foram encobertos pela direção da escola, em virtude do envolvimento de um aluno de uma família tradicional. Ao mesmo o pai da garota suicida que está preso em um sanatório, foge e pode estar à procura de vingança.

O roteiro deixa algumas pontas mal resolvidas, porém o clima de suspense dentro do colégio prende a atenção e as cenas de perseguição e mortes são bem filmadas. A história lembra filmes como os da série “Pânico” e mostra que o diretor Hafstrom apesar de beber na fonte dos filmes americanos, tem estilo próprio. Por sinal uma curiosidade sobre Hafstrom, ele dirigiu o razoável suspense “1408” em Hollywood, mas seu grande filme foi feito antes, em 2003 ele dirigiu “Raízes do Mal” (“Ondskan”), também tendo um colégio como cenário e mostrando situações que também aparecem aqui, como a discriminação entre alunos de classes sociais distintas, misturada com a falta de sensibilidade de quem comanda o colégio, o que gera revolta e violência entre os alunos. Nos dois filmes fiquei com a impressão de que Hafstrom passou por estas situações nos colégios onde estudou e resolveu criticar este sistema em seus filmes.

3 comentários:

Thiago Paulo disse...

Nunca vi este filme, mas me lembro de ter visto na locador. Não é gênero que costumo ver, mas pelo que você disse, tem algo a mais, além de mortes.

Sobre, Uma Aventura na Martinica, confira, o filme é ótimo.

Abraço

Cristiano Contreiras disse...

Este não me cativou! abs

Hugo disse...

Thiago - O filme tem uma bos história de suspense.

Cristiano - É questão de gosto pessoal.

Abraço