terça-feira, 11 de maio de 2021

Midway (1976 & 2019)

 


Midway (Midway, EUA, 1976) – Nota 7
Direção – Jack Smight
Elenco – Charlton Heston, Henry Fonda, Glenn Ford, Toshiro Mifune, Robert Mitchum, Cliff Robertson, James Coburn, Pat Morita, Hal Holbrook, Robert Wagner, James Shigeta.

O filme detalha a mesma história da versão recente de Roland Emmerich, inclusive utilizando muitos dos personagens reais interpretados por astros do cinema. A diferença é que aqui grande parte da narrativa foca nos preparativos para a batalha e em várias sequências são utilizadas filmagens reais da Segunda Guerra. 

O roteiro detalha muito bem a história, porém pela grande quantidade de personagens, alguns deles são mal desenvolvidos, passando rapidamente pela tela. Aqui e no filme de Emmerich também são mostradas as escolhas dos oficiais japoneses, com destaque para o personagem do comandante Yamamoto (Toshiro Mifune). O elenco repleto de astros era algo comum nos anos sessenta e setenta.

Midway (Midway, EUA / Canadá, 2019) – Nota 7,5
Direção – Roland Emmerich
Elenco – Ed Skrein, Patrick Wilson, Woody Harrelson, Luke Evans, Dennis Quaid, Mandy Moore, Luke Kleintank, Aaron Eckhart, Keean Johnson, Nick Jonas, Etsushi Toyokawa, Tadanobu Asano, Darren Criss, Alexander Ludwig, Brennan Brown.
 
O ataque dos japoneses a Pearl Harbor em dezembro de 1941 destruiu parte da frota de navios dos americanos. Enfraquecidos, os americanos sabiam que precisariam reconstruir alguns navios e descobrir rapidamente qual seria o alvo do próximo ataque. O serviço de inteligência liderado por Layton (Patrick Wilson) chega a conclusão que Midway seria o alvo. 

Este interessante e até surpreendente longa dirigido pelo alemão Roland Emmerich detalha os pontos principais que levaram até a batalha marítima que mudou o rumo da Segunda Guerra na Pacífico. Especialista em sequências de ação explosivas, Emmerich entrega mais do que o esperado. 

As sequências de batalhas são muito bem filmadas, porém o que surpreende para este tipo de filme é o bom desenvolvimento da trama e dos personagens, situações que geralmente se mostram falhas nos trabalhos do diretor. 

Os personagens principais são baseados em pessoas reais que lutaram na guerra, que são mostradas em fotos verdadeiras nos créditos finais. 

Gostei bastante do longa, uma bola certeira na carreira de Emmerich.

Nenhum comentário: