
Direção – John Sayles
Elenco – Vincent Spano, Tony Lo Bianco, Joe Morton, Barbara Williams, Anthony John Denison, Kevin Tighe, Chris Cooper, Jace Alexander, Todd Graff, John Sayles, Frankie Faison, Gloria Foster, Tom Wright, Angela Bassett, David Strathairn, Joe Grifasi, Michael Mantell, Louis Zorich, Josh Mostel, Gina Gershon, Daryl Edwards, Jude Ciccolella, Lawrence Tierney.
Em uma típica cidade americana, diversos personagens se envolvem em conflitos e problemas do dia a dia. Um construtor (Tony Lo Bianco) precisa lidar à margem da lei para viabilizar a obra de um condomínio que interessa ao prefeito e seus parceiros.
O filho do construtor (Vincente Spano) se envolve com uma divorciada (Barbara Williams) que tem um filho e também com um roubo que dá errado. E um vereador (Joe Morton) sofre para lutar pelos direitos da comunidade negra que o elegeu. Vários outros personagens transitam em torno desses três e de alguma forma influenciam em diversas situações.
O diretor e roteirista John Sayles é especialista em filmes com contexto de crítica social através de personagens comuns semelhantes a vida real, mas longe de serem panfletários, sendo dramas de melhor qualidade.
Entre os vários bons filmes do diretor, como este “Vida da Cidade”, eu destacaria “Matewan – A Luta Final” e “Fora da Jogada” produzidos em 1987 e 1988 respectivamente. O ponto que deixa um pouco a desejar aqui é que não existe um final para as pequenas histórias, ficando para o espectador deduzir o que aconteceria em seguida.
Vale citar que Sayles tinha uma espécie de parceria com alguns atores que trabalharam em vários de seus filmes. Joe Morton e Kevin Tighe estão entre eles, mas os dois parceiros mais constantes tem papéis pequenos aqui. Chris Cooper e David Strathairn ficaram conhecidos trabalhando com Sayles e seguem com carreiras sólidas até hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário