
Direção – John Cassavetes
Elenco – Ben Gazzara, Peter Falk, John Cassavetes, Jenny Runacre, Jenny Lee Wright.
Na sequência inicial são mostradas fotos de uma divertida festa entre casais e filhos no jardim de uma casa de subúrbio. Em seguida, todos estão no funeral de um dos amigos que faleceu após um mal súbito. A trágica morte leva três amigos (Ben Gazzara, Peter Falk e John Cassavetes) a uma crise de meia-idade que os faz buscarem diversão e liberdade enquanto isso ainda é possível.
O ator John Cassavetes teve uma longa carreira na tv americana nos anos cinquenta e sessenta, tendo conseguido em seguida bons papéis também no cinema em hoje clássicos como “Os Doze Condenados” e “O Bebê Rosemary”. O dinheiro que ganhou com a carreira de ator, ele investiu na produção de filmes independentes, algo incomum na época.
Esse “Os Maridos” é um dos vários filmes que ele mesmo bancou com ajuda da esposa, a atriz Gena Rowlands, que protagonizou outros trabalhos do marido como “Uma Mulher Sob Influência“ e “Gloria”. O outros dois amigos nesse filme, Ben Gazzara e Peter Falk também foram parceiros de Cassavetes em trabalhos posteriores.
Não é um filme para todo o público. O ritmo é lento com sequências longas que obrigam o espectador a ter paciência, a narrativa é crua ao estilo mundo real com personagens que em muitas situações não são agradáveis, além do foco no realismo emocional e psicológico.
Cassavetes também era adepto dos diálogos improvisados, dando liberdade para o elenco criar. É um cinema autoral que fez sucesso com a crítica e com o cinéfilo que gosta de obras diferentes. Cassavetes faleceu cedo em 1989 e sua esposa Gena Rowlands em 2024.
Nenhum comentário:
Postar um comentário