Pesquisar Postagens

domingo, 3 de agosto de 2025

Picardias Estudantis & Vida Selvagem

 

Picardias Estudantis (Fast Times at Ridgemont High, EUA, 1982) – Nota 7
Direção – Amy Heckerling
Elenco – Sean Penn, Jennifer Jason Leigh, Judge Reinhold, Phoebe Cates, Robert Romanus, Brian Backer, Ryan Walston, Forest Whitaker, Eric Stoltz, Vincent Schiavelli.

Este longa é quase um clássico da comédia adolescente dos anos oitenta, ao focar em diversos alunos de um colégio que estão descobrindo sexo, drogas e rock and roll. O roteiro também aborda um lado sério em meio as confusões, com temas como aborto, frustrações e conflito entre professores e alunos. 

Por sinal, o protagonista vivido por Sean Penn é o típico surfista da Califórnia que entra em rota de colisão com o professor durão vivido por Ray Walston, resultando em diálogos que misturam ódio e comédia. 

O elenco recheado de jovens que se tornariam famosos com Jennifer Jason Leigh, Judge Reinhold, Forest Whitaker, Eric Stoltz e até uma minúscula participação de Nicolas Cage é outro destaque. 

O roteirista Cameron Crowe ficaria famoso como diretor de sucessos como “Jerry Maguire” e “Quase Famosos”, enquanto a diretora estreante Amy Heckerling, teve aqui o seu melhor trabalho da carreira.

Vida Selvagem (The Wild Life, EUA, 1984) – Nota 6,5
Direção – Art Linson
Elenco – Chris Penn, Ilan Michael Smith, Eric Stoltz, Jenny Wright, Lea Thompson, Rick Moranis, Hart Bochner, Brin Berliner, Jack Kehoe, Michael Bowen, Randy Quaid.

Após completarem o ensino médio, os amigos Drake (Chris Penn) e Bill (Eric Stoltz) vão morar em um apartamento de solteiros, tendo ainda quase sempre a presena de Jim (Ilan Mitchell Smith), irmão mais novo de Bill. 

Enquanto tentam encontrar um caminho na vida, eles também buscam diversão com festas e garotas. Por sinal, a festa na sequência final é uma mais divertidas das comédias dos anos oitenta. 

Esse filme está praticamente esquecido injustamente. Ele tem tudo o que as boas comédias da época entregavam. Personagens divertidos, sequências absurdas e coadjuvantes marcantes como a jovem Lea Thompson e o nerd vivido por Rick Moranis. 

O filme é quase uma continuação informal de “Picardias Estudantis”, com outros personagens e levando a trama do colégio para a vida adulta. A escolha de Chris Penn muito provavelmente foi para fazer a  ligação com seu irmão Sean que foi o protagonista do filme anterior. Eric Stoltz era um ator em ascensão, assim como Ilan Mitchell Smith que logo abandonou a carreira. 

Vale citar que os roteiros do dois filmes foram assinados pelo futuro diretor Cameron Crowe, enquanto Art Linson que dirige aqui, se tornou famoso como produtor de “Os Intocáveis”. Clube da Luta” e “Na Natureza Selvagem”.

Nenhum comentário: