Pesquisar Postagens

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Um Estranho Casal & Ainda Há Fogo Sob as Cinzas

 

Um Estranho Casal (The Odd Couple, EUA, 1968) – Nota 7,5
Direção – Gene Saks
Elenco – Jack Lemmon, Walter Matthau, John Fiedler, Herb Edelman, David Sheiner.

Felix (Jack Lemmon) e Oscar (Walter Matthau) são amigos que vão morar juntos após o primeiro se separar da esposa. Com temperamentos e atitudes completamente opostos, não demora para surgirem engraçados conflitos do dia a dia. Enquanto Felix gosta de tudo em seu lugar, Oscar é o sujeito livre que curte receber os amigos. 

Esse longa é a adaptação de uma peça de teatro de Neil Simon, escritor famoso por comédias sobre relacionamentos e especialista em diálogos mordazes. Essas qualidades do roteiro fica ainda melhor com as atuações Jack Lemmon e Walter Matthau, que demonstram um ótima química que os os levariam a repetir a parceria em onze filmes. A peça de Simon fez sucesso na Broadway e ainda rendeu uma série de tv.

Ainda Há Fogo Sob as Cinzas (Kotch, EUA, 1971) – Nota 7
Direção – Jack Lemmon
Elenco – Walter Matthau, Deborah Winters, Felicia Farr, Charles Aidman, Ellen Geer.

Kotch (Walter Matthau) é um aposentado de setenta e um anos que vive com o filho e a nora que pretendem colocá-lo em uma casa de repouso. Quando Erica (Deborah Winters), que é a jovem babá de seu neto diz estar grávida e termina demitida pelo casal. Kotch resolve procurar a garota para saber o que aconteceu, iniciando uma amizade onde descobrirá ter várias coisas em comum. 

Este drama com pitadas de comédia foi o único trabalho do grande ator Jack Lemmon na direção. Ele deu o papel principal para seu parceiro Walter Matthau, que tinha apenas cinquenta e um anos, sendo envelhecido pela maquiagem. 

A trama hoje pode parecer clichê ao colocar pessoas bem diferentes que criam um laço, porém na época não era uma tema comum. Vale citar que Felicia Farr, que interpreta a nora de Walter Matthau, era casada com Jack Lemmon e ainda está viva com mais de noventa anos de idade.

Nenhum comentário: