domingo, 9 de fevereiro de 2025

Entre Deus e o Pecado

 

Entre Deus e o Pecado (Elmer Gantry, EUA, 1960) – Nota 8,5
Direção – Richard Brooks
Elenco – Burt Lancaster, Jean Simmons, Arthur Kennedy, Dean Jagger, Shirley Jones, Patti Page, Edward Andrews, John McIntire, Hugh Marlowe.

Elmer Gantry (Burt Lancaster) é um vendedor que viaja por cidades pequenas dos EUA contando piadas e mentiras para vender seus produtos. Ao cruzar o caminho de uma trupe religiosa liderada pela Irmã Sharon Falconer (Jean Simmons), Elmer fica interessado nela e também na força de suas palavras nos cultos. Utilizando sua lábia e seu conhecimento da bíblia por vir de uma família religiosa, não demora para ele conseguir um lugar de destaque nos cultos. 

Este ótimo longa dirigido por Richard Brooks, responsável por outros grandes filmes como “Sementes da Violência” e “Os Profissionais”, começa com um letreiro explicando ser um conteúdo pesado para as crianças, algo que hoje parece exagerado. 

O ótimo roteiro escrito por Brooks foca nos vários lados da religião. Temos os negócios nas reuniões entre líderes religiosos, a fé cega das pessoas, a pregadora que realmente acredita nas palavras da bíblia e o jornalista cético vivido por Arthur Kennedy. 

O ponto mais alto é o personagem de Burt Lancaster, que balança entre o poder de fazer as pessoas acreditarem no seu discurso forte e envolvente e o amor que sente pela pregadora. 

É um ótimo filme que faz pensar sobre fé, religião e poder.

Nenhum comentário: