segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Sementes da Violência

 


Sementes da Violência (Blackboard Jungle, EUA, 1955) – Nota 7,5
Direção – Richard Brooks
Elenco – Glenn Ford, Anne Francis, Sidney Poitier, Louis Calhern, Margaret Hayes, Vic Morrow, Paul Mazursky, Jamie Farr, John Hoyt, Richard Kiley.

Richard Dadier (Glenn Ford) é um veterano da Segunda Guerra Mundial que consegue emprego como professor de inglês em uma violenta escola em um bairro pobre. O desejo de ensinar entra em conflito com os alunos arruaceiros que atacam os professores psicologicamente a até fisicamente em alguns momentos. 

Quase setenta anos depois, este longa ainda continua extremamente atual. A pressão sofrida por professores em escolas de periferia das grandes cidades é uma situação que hoje se mostra ainda pior, com os alunos tendo uma espécie de salvo-conduto para fazer o que quiserem. 

Mesmo sendo um veterano de guerra e com larga experiência de vida, o personagem de Glenn Ford sofre todos os tipos de ataques possíveis que causam consequências até mesmo em seu casamento. 

O roteiro deixa claro que os líderes que emergem neste ambiente são os maiores responsáveis pelo mal ou pelo bem. A maioria dos alunos formam uma massa que segue algum líder. No filme, temos o violento personagem de Vic Morrow que lidera uma gangue de alunos, enquanto um jovem Sidney Poitier fica dividido entre liderar para o bem ou seguir uma vida sem se envolver em nada.

Nenhum comentário: