Gran Turismo – De Jogador a Corredor (Gran Turismo, EUA / Japão, 2023) – Nota 7,5
Direção – Neill Blomkamp
Elenco – David Harbour, Orlando Bloom, Archie Madekwe, Djimon Hounsou, Takehiro Hira, Darren Barnet, Geri Halliwell Horner, Daniel Puig, Maeve Courtier Lilley, Thomas Kretschmann, Josha Stradowski.
Um especialista em marketing (Orlando Bloom) consegue apoio da empresa Nissan para promover uma disputa entre jogadores do simulador Gran Turismo e fazer com que o vencedor tenha a oportunidade de se tornar um piloto profissional.
Mesmo vendo a proposta como loucura, o ex-piloto Jack Salter (David Harbour) aceita liderar o projeto, que se torna o sonho de vida para vários jogadores, entre eles o galês Jann Mardenborough (Archie Madekwe).
Este longa é inspirado na história real dos obstáculos enfrentados pelo jovem Jann Mardenborough em sua jornada para se tornar piloto. O filme não deixa de ser também um propaganda enorme para o simulador ou jogo de game Grand Turismo, que com seu assustador realismo leva os jogadores a se sentirem pilotos de verdade.
O roteiro segue a fórmula dos filmes de superação, com os altos e baixos normais até chegar ao objetivo. Por mais que eu prefira filmes com corridas ou perseguições de automóveis ao estilo antigo com dublês, as sequências deste longa que logicamente foram criadas em boa parte com CGI, também são ótimas. Elas transmitem toda a emoção de uma corrida de verdade.
Eu considero o filme uma boa surpresa, muito também pela competente direção do sul-africano Neill Blomkamp, responsável por ótimos longas como “Distrito 9” e "Chappie”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário