Memórias de um Médico (Black Magic, Itália / EUA, 1949) – Nota 6,5
Direção – Gregory Ratoff & Orson Welles
Elenco – Orson Welles, Nancy Gould, Akim Tamiroff, Frank Latimore, Valentina Cortese, Berry Kroeger, Raymond Burr Charles Goldner.
França, século XVIII. Após testemunhar os pais que eram ciganos sendo acusados de bruxaria e enforcados quando criança, Joseph Balsamo (Orson Welles) chega na vide adulta descobrindo o dom de hipnotizar pessoas. Ele muda seu nome para Conde Cagliostro e utiliza seu poder para curar pessoas, mas também para se infiltrar na Corte do Rei Luís XV.
Este estranho longa de época é um dos vários trabalhos que o ator e diretor Orson Welles participou na Europa. O filme tem uma trama intrigante e uma narrativa com interpretações teatrais que envelheceram mal.
A história é baseada em um livro de Alexandre Dumas, autor de “Os Três Mosqueteiros”, deixando isso claro no prólogo em que um ator interpreta Dumas conversando com seu filho sobre como ele estaria fascinado com o personagem Cagliostro.
É basicamente uma história sobre ambição, vingança e amor.
A Casa Vermelha (The Red House, EUA, 1947) – Nota 6,5Direção – Delmer Daves
Elenco – Edward G. Robinson, Lon McCallister, Judith Anderson, Rory Calhoun, Allene Roberts, Julie London, Ona Munson.
Vivendo em uma fazenda na beira de um sinistro bosque, um casal de irmãos (Edward G. Robinson e Judith Anderson) criou uma jovem (Allene Roberts) como se fosse sua filha. Quando a garota se envolve numa complexa relação amorosa envolvendo dois jovens e outra garota, aos poucos segredos sombrios do passado começam a vir à tona.
O ponto alto desta mistura de drama e suspense é o clima de tragédia, principalmente nas sequências dentro do bosque. Por outro lado, mesmo sendo importante para a trama, as relações românticas tiram um pouco do ritmo da narrativa.
É uma história com um ótimo potencial para uma refilmagem com os recursos atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário