O Monstro ao Lado (The Devil Next Door, EUA, 2019) – Nota 8
Direção – Yossi Bloch & Daniel Sivan
Documentário
Em 1985, uma lista entregue pela KGB para o governo americano com nomes de cidadãos naturalizados que teriam sido colaboradores dos nazistas e que estariam vivendo com nomes diferentes no país leva as autoridades a localizar um senhor de sessenta e seis anos em Cleveland, Ohio.
O sujeito pacato, pai de família e aposentado após trabalhar décadas na Ford, se vê acusado de ser o criminoso nazista Ivan, o Terrível, que teria comandado a câmara de gás no campo de concentração de Treblinka. O fato dá início a um processo que seguirá por anos.
Esta série documental dividida em cinco episódios detalha uma história pesada que coloca em discussão até que ponto as memórias de pessoas sobre algo que ocorreu décadas atrás deve ser levada em conta para condenar um suspeito.
Outro ponto em discussão é sobre a responsabilidade penal dos soldados nazistas, daqueles que cumpriam ordens para não serem executados pelos próprios superiores.
Destaque para as emotivas e pesadas sequências reais do julgamento e para a ótima montagem que faz o espectador ficar em dúvida e mudar sua opinião por várias vezes. Ao final da série, algumas coisas ficam bastante claras e outras permanecem sem respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário